Usuários de cartão de crédito dos bancos são comunicados com urgência sobre novo prejuízo na conta

Um golpe cada vez mais comum tem deixado consumidores de todo o país em alerta: a troca de cartão de crédito. Essa prática, que pode ocorrer em qualquer lugar, desde um posto de gasolina até um evento, tem causado prejuízos financeiros significativos para as vítimas.

Usuários de cartão de crédito dos bancos são comunicados
com urgência sobre novo prejuízo na conta. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O golpe do cartão trocado é simples, mas eficaz. O golpista, muitas vezes disfarçado de vendedor ambulante ou prestador de serviço, aproveita um momento de distração da vítima para trocar o cartão original por outro, previamente preparado. Ao digitar a senha, a vítima acaba autorizando transações fraudulentas.

A especialista Laura Alvarega, colaboradora do FDR, comenta mais sobre cartão de crédito, confira.

O que fazer em caso de golpe?

Ao perceber que foi vítima do golpe, a primeira atitude é entrar em contato imediatamente com o banco para bloquear o cartão de crédito e registrar a ocorrência. É fundamental ter em mãos o número do protocolo da ligação.

A possibilidade de recuperar o dinheiro perdido depende de diversos fatores, como o valor das transações e o perfil de consumo da vítima. O banco irá analisar o caso e decidir se irá ressarcir o valor ou não.

Caso o banco negue o ressarcimento, é fundamental procurar um advogado especialista em fraudes bancárias. Ele poderá analisar o caso e tomar as medidas judiciais cabíveis.

Dicas para evitar o golpe

  • Utilize a função de aproximação: sempre que possível, utilize a função de aproximação para realizar pagamentos;
  • Não entregue o cartão a terceiros: insira e retire o cartão da máquina você mesmo;
  • Proteja o teclado: ao digitar a senha, cubra o teclado com a mão para evitar que alguém veja;
  • Utilize cartões com limites baixos: para transações do dia a dia, utilize cartões com limites menores para minimizar os prejuízos em caso de golpe;
  • Personalize seu cartão: utilize adesivos para personalizar seu cartão e facilitar a identificação.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.