Milhões de brasileiros perdem abono salarial: saiba se você está entre eles

O abono salarial PIS/Pasep, que pode representar um extra de até um salário mínimo, é um benefício anual destinado a trabalhadores que atendem a critérios específicos. No entanto, milhões de brasileiros têm deixado de receber essa quantia, seja por falta de informação, dificuldades no acesso ou falhas na documentação necessária.

Para ter acesso ao abono salarial, é preciso atender a alguns requisitos, como tempo de cadastro no PIS/Pasep, remuneração dentro de uma faixa específica e registro correto pelo empregador. A desinformação ainda é um dos principais fatores que impedem muitos de acessarem o valor, já que muitos trabalhadores desconhecem o próprio direito ao benefício ou os procedimentos para consulta e saque.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o PIS/PASEP, confira.

Quem tem direito ao abono salarial?

Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador precisa atender aos seguintes requisitos:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;
  • Ter recebido até 2 salários mínimos de remuneração média no ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base;
  • Ter seus dados informados corretamente pelo empregador na RAIS ou eSocial.

Qual o valor do abono?

O valor do abono do PIS/PASEP varia de acordo com o número de meses trabalhados em 2022, podendo chegar a um salário mínimo (R$ 1.412,00). Ou seja, quem trabalhou os 12 meses do ano tem direito ao valor máximo.

Como consultar e sacar o abono?

Para consultar se você tem direito ao abono e verificar a data de pagamento, você pode:

  • Acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
  • Acessar o site da Caixa, se você é trabalhador de empresa privada;
  • Acessar o site do Banco do Brasil, se você é servidor público.

Calendário de pagamento

O pagamento do abono segue um calendário de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Com isso, você pode realizar o saque do abono do PIS/PASEP até o dia 27 de dezembro.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.