O topo do ranking de maiores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil é ocupado por uma cidade do interior. Esse indicativo mostra qual a melhor cidade brasileiros para que os aposentados idosos possam viver.
De acordo com uma avaliação do Diário do Comércio, o fato de ocupar a primeira posição no ranking do IDHM faz da cidade de São Caetano do Sul (SP) uma das melhores para se viver. Esse é um ponto muito importante para ser avaliado por quem acabou de se aposentar.
Mas não é só isso. O município também ocupou a primeira posição no estudo do IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade), realizado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon em 2023 que elencou as melhores cidades do Brasil para se viver após a aposentadoria.
Agora que não precisa mais trabalhar e pode finalmente descansar, conquista que normalmente chega na terceira idade, o idoso se preocupa em morar em uma cidade tranquila. Apesar de estar localizado na região metropolitana de São Paulo, o município é considerado muito sossegado.
Um dos pontos fortes é inclusive conseguir somar a proximidade com a principal capital do país, que é São Paulo, e a sensação de ser um município do interior. Considerando que a cidade é bem tranquila, recebendo investimentos em saúde, educação e segurança.
O que o idoso precisa considerar antes de escolher uma cidade para morar?
A escolha de uma cidade para morar precisa levar vários pontos em consideração, principalmente para a pessoa idosa. Este é o momento de finalmente descansar, mas residir em uma cidade pacata pode não ser o bastante.
Vale a pena prestar atenção em:
- Custo de vida: valor de aluguel ou imóvel próprio, água, luz, internet;
- Acesso a cidade grande: é longe? vale a pena ficar tão longe dos grandes centros?;
- Barulho: a cidade é agitada? tem trânsito? você gosta dessa movimentação?;
- Saúde: a cidade possuí um bom hospital? em caso de emergência é possível que os familiares cheguem rápido?;
- Segurança: qual o índice de segurança do município? tem muitos assaltos? a polícia militar costuma fazer ronda no bairro?.
Melhores cidades para viver após a aposentadoria
De acordo com o estudo do IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade), a maior parte das melhores cidades para se viver após a aposentadoria estão no estado de São Paulo:
- São Caetano do Sul (SP);
- Vitória (ES);
- Santos (SP);
- Florianópolis (SC);
- Curitiba (PR);
- Botucatu (SP);
- Jundiaí (SP).