Garanta seus direitos trabalhistas mesmo sem ter a carteira de trabalho; veja como comprovar o emprego fixo

Se você já perdeu a sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), já sabe a dificuldade em comprovar seus vínculos trabalhistas, que são essenciais para garantir direitos previdenciários. Veja como garantir esses direitos mesmo sem a Carteira de Trabalho. 

Garanta seus direitos trabalhistas mesmo sem ter a carteira de trabalho; veja como comprovar o emprego fixo
Imagem: FDR

 

Com a comprovação do período trabalhado com a carteira assinada, o brasileiro tem direito a benefícios como: auxílios, pensões e aposentadoria.

A especialista Lila Cunha comenta sobre o INSS, confira.

Como comprovar vínculos sem a Carteira de Trabalho? 

Se a CTPS for perdida, o trabalhador pode utilizar outros documentos para comprovar o vínculo empregatício, como:

  • Extrato analítico do FGTS;
  • Contratos de trabalho;
  • Recibos de pagamento de salário;
  • Declarações do empregador;
  • Holerites ou contracheques;
  • Termo de rescisão do contrato de trabalho;
  • Documentos de prestação de serviço para autônomos. 

O segurado pode acessar o extrato do CNIS através dos canais remotos do INSS, como a Central 135, o site ou o aplicativo Meu INSS.

Por esses meios, também é possível solicitar a inclusão, exclusão, confirmação ou correção de informações do CNIS, com a apresentação de documentos que comprovem o vínculo trabalhista.

  • Após solicitar um benefício, o INSS oferece um prazo de 30 dias para a apresentação de documentos, podendo ser prorrogado por mais 30 dias;

  • A documentação pode ser enviada digitalmente pelo aplicativo Meu INSS, facilitando o processo e evitando deslocamentos.

  • Sem a comprovação do vínculo empregatício, o INSS não pode verificar os direitos do segurado, o que impede a concessão de benefícios;

  • É necessário que o trabalhador saiba como demonstrar sua relação de emprego, mesmo sem a CTPS.

Perdeu a carteira de trabalho? Veja como emitir 2ª via digital com as informações antigas

A Carteira de Trabalho é um documento essencial na hora de assinar um contrato no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Porém, muitos brasileiros acabam perdendo o documento e só se dão conta na hora de ser contratado em um emprego que exija a carteira.

Uma ferramenta criada pelo Governo Federal em 2019 pode ajudar os brasileiros a não deixarem boas chances passarem.

Essa ferramenta é a Carteira de Trabalho Digital, que centraliza o histórico profissional e substitui o documento físico. Para acessar o site ou aplicativo, é necessário apenas o registro no site do gov.br e o número do CPF.

 

 

 

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).