Muitos brasileiros estão comemorando o “14º salário dos aposentados” do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nas redes sociais. Porém, preste atenção: a informação é falsa!
O Governo Federal não liberará nenhum pagamento para o suposto 14º salário. O pagamento do 13º já foi liberado para a maioria dos aposentados.
O que acontece é que os segurados que conquistaram o direito de receber o benefício a partir de junho receberão o abono salarial em uma parcela única até 6 de dezembro.
A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o INSS, confira.
Entenda o que causou a fake news do 14º salário do INSS
-
Nas redes sociais, um vídeo do ex-deputado federal Delegado Antônio Furtado (União Brasil), gravado em 2022, viralizou;
-
No vídeo, o ex-parlamentar defende um projeto que visa a criação de um pagamento adicional para os aposentados e pensionistas;
-
Porém, o projeto nunca foi aprovado pelo Congresso Nacional;
-
E ainda aguarda a formação de uma comissão para ser analisada na Câmara dos Deputados.
Em nota a agência Checagem de Fatos, o INSS informou que “não há qualquer previsão, nem oficial, nem legislativa, para o pagamento de um 14º salário para aposentados e pensionistas”.
O órgão também disse que as alegações veiculadas nas redes sociais são falsas e não condizem com a realidade do sistema de seguridade social do Brasil.
INSS divulga lista de CPFs com direito a receber 13° salário até o dia 6/12
Os aposentados e pensionistas já podem comemorar: o 13º deve cair nas contas dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até o dia 6 de dezembro.
A maior parte dos beneficiários já recebeu entre os meses de abril e junho deste ano. Porém, os que solicitaram o benefício a partir de junho, começaram a receber de acordo com o calendário de pagamentos da aposentadoria e pensão.
É preciso lembrar que o pagamento é liberado de acordo com o valor do benefício. Confira o calendário.
Outras informações sobre a aposentadoria e pensão do INSS, assim como o abono salarial, estão disponíveis aqui no FDR.