Pago anualmente para os aposentados e pensionistas brasileiros, o 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) garante que os segurados pelo órgão federal possam contar com o valor de um salário extra durante o ano. Com um calendário definido com antecedência pelo Governo Federal, o benefício já foi disponibilizado pelo órgão.
Apesar de ter sido previsto apenas para os meses de agosto e novembro, o 13º salário do INSS foi liberado de forma antecipada neste ano. Com a medida, os depósitos foram realizados nas contas bancárias dos segurados já durante os meses de abril e maio.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a medida foi tomada como forma de movimentar a economia. Além disso, a liberação antecipada também trouxe benefícios para os aposentados e pensionistas que contaram com os recursos antes do período previsto.
Como o pagamento é realizado de forma proporcional, o aposentado ou pensionista que já contava com o seguro do INSS desde o início do ano recebeu o equivalente a um novo salário com o mesmo valor do seu benefício. No entanto, é comum que os segurados tenham dúvidas sobre a liberação de algum pagamento adicional ainda neste ano.
Saiba se é possível receber algum extra do INSS:
- De acordo com o Governo Federal, o benefício já foi liberado na totalidade para os aposentados ou pensionistas;
- Além disso, também receberam os cidadãos que são contemplados por auxílios pagos pelo INSS;
- No entanto, caso ele tenha passado a receber o pagamento depois dos meses de abril e maio, ele poderá ter algum valor a receber;
- Nesse caso, a recomendação é de que o segurado realize uma consulta no sistema do INSS;
- O processo pode ser feito online por meio do site do Meu INSS, garantindo maior praticidade;
- Ao entrar no sistema, ele deverá consultar os pagamentos previstos e conferir se receberá algum adicional nos próximos meses.
Consulte outras informações sobre a liberação do 13º do INSS neste link.