Criada para atender os trabalhadores brasileiros que possuem vínculo formal de emprego, a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) permite que os cidadãos possam contar com pagamentos mensais realizados pelo órgão federal. Almejada por milhões de brasileiros, a aposentadoria passou a contar com novas regras nos últimos anos.
As mudanças foram realizadas após a aprovação da Reforma da Previdência. Com as novas diretrizes, alguns parâmetros foram abandonados pelo órgão federal. De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, uma das principais modificações diz respeito aos requisitos mínimos para a aposentadoria.
Isso porque, agora o benefício começou a ser liberado por meio de um sistema de pontos que calcula o direito do cidadão de receber ou não o pagamento mensal. Dessa forma, deixou de ser exigida uma idade mínima para a liberação da aposentadoria. Assim, caso consiga atingir a média de pontos necessária, o cidadão já poderá ter o benefício concedido.
Entenda como funciona o cálculo realizado pelo INSS:
- Para saber se o trabalhador terá direito ao benefício, o Instituto realiza a soma da idade do cidadão com o seu tempo de serviço;
- Por exemplo, uma trabalhadora que tenha 55 anos de idade e 33 de contribuição terá somado 88 pontos;
- Isso porque, no cálculo do INSS, cada ano representará um ponto;
- Assim como em outros benefícios, os critérios são variados para homens e mulheres;
- Em 2024, a exigência é de que elas tenham, no mínimo, 88 pontos para conseguir o benefício;
- Já para homens a exigência mínima é de 98 pontos;
- No entanto, essa soma é atualizada anualmente e deverá passar por mudanças a partir do próximo ano;
- Assim, de 2025 a 2026 o mínimo exigido será de 89 pontos para mulheres e 99 pontos para homens;
- Dessa forma, a orientação é de que o trabalhador realize a solicitação do seu benefício com brevidade caso já tenha o direito adquirido.
Confira outras informações sobre a aposentadoria do INSS neste link.