Bolsa Família de novembro: feriados dia 15 e 20 mudam cronograma deste mês

No mês de novembro haverá dois feriados nacionais que caem em dia de semana, nos dias 15 e dia 20. Por conta disso, os bancos não funcionarão nestas datas, o que acaba interferindo no calendário de pagamentos do Bolsa Família.

O calendário do Bolsa Família é marcado sempre para os dez últimos dias úteis do mês. A cada dia um grupo diferente é beneficiado com o auxílio em sua conta poupança do Caixa Tem. Os grupos são organizados com base no final do NIS (Número de Identificação Social).

Como em novembro haverá o feriado de Proclamação da República no dia 15 (sexta-feira), e o feriado do Dia da Consciência Negra no dia 20 (quarta-feira), o cronograma foi alterado. Isso porque, não podem ser feitos pagamentos nestas datas.

A Caixa Econômica que é o banco pagador do programa social, não efetua transferências em feriados nacionais. Logo, o calendário do Bolsa Família de novembro precisou ser reorganizado.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família para novembro

O calendário do Bolsa Família em novembro começa no dia 14 e termina apenas no dia 29. Os valores são liberados pela seguinte ordem:

Número final do NIS Data de pagamento
1 14 de novembro
2 18 de novembro
3 19 de novembro
4 21 de novembro
5 22 de novembro
6 25 de novembro
7 26 de novembro
8 27 de novembro
9 28 de novembro

Quem vai ter a antecipação do Bolsa Família de novembro?

Na antecipação do Bolsa Família todos os inscritos no programa de determinada cidade recebem o auxílio no primeiro dia do calendário, independente do seu NIS.

Para ter direito é preciso que a cidade tenha decretado situação de calamidade pública. Com base na antecipação de outubro, quando ao longo do calendário mais cidades foram sendo inclusas, o adiantamento deve ser liberado para quem vive nos seguintes estados:

  • Rio Grande do Sul: antecipação em 497 municípios, com 683,82 mil domicílios;
  • Sergipe: antecipação em 8 municípios, com 46,19 mil famílias;
  • São Paulo: antecipação em 45 municípios, com 110,79 mil famílias;
  • Amazonas: antecipação em 62 municípios, com 640,49 mil famílias;
  • Acre: antecipação em 22 municípios, com 132,79 mil famílias;
  • Rondônia: antecipação em 52 municípios, com 134,78 mil lares;
  • Paraná: antecipação em 4 cidades, com 6.531 domicílios;
  • Pará: antecipação em 140 cidades, com 1,28 milhão de residências.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com