Instabilidade no app da Caixa: saiba como garantir que suas contas não venham a vencer

Na última segunda-feira (28) houve um erro no App da Caixa Econômica Federal que acabou prejudicando milhares de pessoas. Quem queria utilizar os serviços online para o pagamento de contas, acabou se deparando com a inatividade do sistema. 

app caixa
Instabilidade no app da Caixa: saiba como garantir que suas contas não venham a vencer
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

De acordo com o portal DownDetector às 14h17 de segunda-feira (28), havia 1.699 registros de instabilidades com os sistemas da Caixa. Esse site monitora problemas de funcionamento de serviços digitais, e ajuda a entender se o problema é isolado ou em massa. 

Isso porque, o App da Caixa pode falhar por falta de conexão com a internet, por algum vírus que se instalou pelo celular, ou por um problema com o aparelho. Mas, quando várias pessoas começam a relatar o mesmo erro, percebe-se que o impecilho é culpa do sistema do banco. 

Erros de acesso no App da Caixa atrapalham usuários 

O portal DownDetector mostrou que muitas pessoas estavam sem conseguir acessar o App da Caixa desde as 07h da manhã. Muitos relataram que a instabilidade começou depois que o aplicativo foi atualizado, e que a partir disso todos os serviços ficaram suspensos.

Algumas queixas registradas no site de registro de instabilidade indicavam que:

  • Não era possível fazer transferências via PIX ou entre contas do mesmo banco;
  • Ao tentar fazer login no App, algumas pessoas recebiam a mensagem de que estavam com login ou senha incorreto;
  • O App também pedia que o usuário verificasse sua conexão, como se o problema fosse com o acesso a internet. 

As reclamações também foram compartilhadas na rede social X. 

O que fazer se o App da Caixa não funcionar?

Na manhã de terça-feira (29) poucos usuários ainda relatavam no DownDetector que estavam com problemas de acesso ao App Caixa, o que indica que o sistema já estava se reestabilizando. 

Caso passe por alguma situação como essa, a recomendação é:

  • Tentar acessar o App com os dados móveis (3G, 4G, 5G) e não por Wifi;
  • Atualizar o App;
  • Aguardar o retorno da estabilidade do sistema;
  • Usar o cartão de débito para as compras;
  • Fazer o saque do dinheiro em caixa eletrônico.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com