Enem 2024: Estudantes poderão ter passe livre no transporte público nos dias de prova; saiba mais

Entidade que representa cerca de 40 milhões de estudantes deseja garantir a gratuidade no transporte público em todo o país para os participantes do Enem 2024. Para isso, entrou em contato com os governos estaduais e municipais. Entenda os desdobramentos desta ação.

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) está presente em todo o país como representante de cerca de 40 milhões de estudantes. A ação mais recente foi a solicitação de gratuidade no transporte público nos dias do ENEM 2024.

Essa medida deve facilitar o acesso dos inscritos aos locais de prova, em especial àqueles que são distantes. Confira os possíveis temas da redação do exame em 2024.

Transporte gratuito no ENEM 2024

Enem 2024: Estudantes poderão ter passe livre no transporte público nos dias de prova; saiba mais
(Imagem/Montagem: FDR)
  • Esta edição do Exame Nacional do Ensino Médio tem 4,3 milhões de inscritos confirmados.
  • Com essa campanha de passe livre a Ubes pretende possibilitar uma maior participação no exame, contribuindo com a redução do número de desistência por falta de condições financeiras.
  • No ano passado mais de 1 milhão de estudantes utilizaram a gratuidade nos dois dias de provas.
  • Para conseguir essa gratuidade a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas enviou carta aos gestores estaduais e municipais de todo o país.
  • Em Campo Grande (MT), no estado do Pará e outras localidades a gratuidade já está confirmada para os dias 3 e 10 de novembro.

“Não podemos aceitar que essa porta fique aberta para uns e fechada para outros. Ao olhar os dados, vimos que 48% dos estudantes que se inscrevem não vão fazer a prova no dia por conta de dificuldades financeiras, como alimentação e passagem”, afirmou o presidente da Ubes, Hugo Silva à reportagem da Agência Brasil.

Para se manter bem-informado sobre o exame, acompanhe a seção do ENEM no portal do FDR.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.