Pagamento do Pé-de-meia iniciado! Veja os critérios para receber nesta semana

O pagamento do Pé-de-Meia referente à parcela de outubro começou na segunda-feira, 28, e seguirá até o dia 4 de novembro. Os valores serão liberados conforme o mês de nascimento dos estudantes beneficiados.

Para garantir o pagamento do Pé-de-Meia, programa que apoia estudantes do Ensino Médio e EJA, é preciso pertencer a uma família inscrita no CadÚnico e ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Além disso, os alunos devem manter uma frequência mínima de 80% nas aulas.

Os estudantes podem verificar detalhes como frequência escolar, regras do programa e o status dos pagamentos (aprovados ou rejeitados) no aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação. Já o aplicativo Caixa Tem oferece acesso a informações sobre o pagamento do benefício.

O que o pagamento do Pé-de-meia abrange?

O pagamento do Pé-de-Meia inclui quatro tipos de incentivos para estudantes que cumprem critérios específicos ao longo do ano. O Incentivo-Matrícula, pago anualmente, é concedido para cada matrícula registrada no início do ano letivo.

Outro componente do pagamento do Pé-de-Meia é o Incentivo-Frequência, pago em nove parcelas anuais, para estudantes com presença mínima de 80% nas aulas, medida pela média do ano ou frequência mensal.

O Incentivo-Enem é destinado aos estudantes da 3ª série do ensino médio que participam do Enem, e o Incentivo-Conclusão, pago após aprovação e conclusão do ensino médio, depende da certificação final.

Calendário de pagamento do Pé-de-meia

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: 28 de outubro;

  • Nascidos em março e abril: 29 de outubro;

  • Nascidos em maio e junho: 30 de outubro;

  • Nascidos em julho e agosto: 31 de outubro;

  • Nascidos em setembro e outubro: 01 de outubro;

  • Nascidos em novembro e dezembro: 04 de outubro.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.