Com a Carteira do Idoso em mãos a população acima dos 60 anos pode ter acesso a diversos benefícios. O documento pode ser emitido através da internet em poucos minutos. Para isso, basta ter em mãos os documentos pessoais.
A Carteira do Idoso foi lançada pelo governo para garantir que a população tenha acesso aos seus direitos. O documento é gratuito e pode ser emitido facilmente. Após isto, é só tê-lo em mãos ou apresentar no aplicativo oficial sempre que desejar aproveitar os benefícios.
Quem tem direito à Carteira do Idoso?
- Pessoas com 60 anos ou mais inscritas no Cadastro Único, que tenham renda mensal de até dois salários mínimos. Lembrando que os dados do CadÚnico devem estar atualizados.
- Com os dados do CadÚnico em dia é possível receber benefícios de até R$ 2.600, a especialista do FDR, Lila Cunha, explica como fazer essa atualização.
- Mas, atenção, após o cadastro no CadÚnico é necessário aguardar 45 dias para fazer a emissão do documento, informou o MDS.
Serviços gratuitos ou com descontos para os idosos
A carteira Meu INSS+, nome oficial, dá direito a descontos nos seguintes serviços:
- Academias
- Assistência residencial
- Cinemas
- Exames
- Farmácias,
- Lojas
- Orientação nutricional
- Shows
- Telemedicina
- Viagens
- Entre outros serviços.
Os aposentados também têm direito à gratuidade em diversos serviços, como IPTU e no Imposto de Renda, saiba mais. A Carteira do Idoso tem validade de 2 anos contados a partir da data de emissão.
Emissão da carteira do idoso
Existem duas formas de fazer a emissão, a primeira é se dirigir até uma unidade do CRAS e apresentar os documentos pessoais. A segunda é a emissão através da internet, forma mais fácil de ter o documento.
Nessa segunda opção o cidadão deve seguir os passos abaixo:
- Acessar o site oficial da Carteira do Idoso;
- Clicar em “Emitir Carteira”;
- Escolher a opção “Acessar com gov.br”;
- Fazer o login ou criar uma conta Gov.br (essa conta dá acesso a diversos servidos, incluindo do INSS);
- Preencher as informações pessoais solicitadas, como o número do RG
- Concluir o pedido e esperar a emissão da carteira
Credencial de estacionamento para idoso e PCD
A novidade é que desde o dia 25 de outubro os idosos e PCD podem fazer a emissão da credencial de estacionamento digital. Antes o documento era emitido pelos estados e municípios.
Agora, com a mudança a emissão fica mais fácil tanto para as pessoas com deficiência, quanto para os idosos com mais de 60 anos. E o melhor, a mesma credencial é válida para todo o país.
A previsão do Ministério dos Transportes é que o documento seja emitido por 19,4 milhões de pessoas, sendo 16 milhões de pessoas acima de 60 anos e 3,4 milhões de PCDs, informa o portal Agência Brasil.
“O documento, que antes tinha validade de 5 anos, agora será vitalício para os idosos. No caso de pessoas com deficiência, a autorização será mantida enquanto constarem na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência”, informou o Ministério dos Transportes.
Lembrando que a credencial digital só poderá ser vinculada a um único veículo, mas ele poderá ser alterado pelo titular a qualquer momento.
A emissão da credencial digital pode ser feita através do Portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
É idoso e está com dívidas? Uma importante lei pode ajudar a reduzir os débitos com condições especiais, clique aqui e saiba mais.