Caixa aumenta lista de cidades com direito a antecipação do Bolsa Família

A Caixa Econômica recebeu autorização do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) para aumentar a lista de cidades onde deve haver antecipação do Bolsa Família. Com a extensão, o total de municípios com direito ao adiantamento chega a 830. 

bolsa família
Caixa aumenta lista de cidades com direito a antecipação do Bolsa Família
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A antecipação do Bolsa Família acontece em municípios que decretaram situação de calamidade pública por desastre natural. Esse decreto pode ter haver com um momento de fortes chuvas, alagamentos, deslizamentos ou seca extrema que atinge lavouras e rios. 

No início do calendário de pagamentos de outubro já houve a antecipação para 686 cidades brasileiras, localizadas em 5 estados diferentes. No entanto, ao decorrer do calendário o MDS decidiu acatar outros decretos e por isso o número de cidades beneficiadas subiu para 830. 

Quem vai ter a antecipação do Bolsa Família?

Na antecipação do Bolsa Família todos os inscritos no programa daquela cidade recebem o auxílio em um único dia, independente do seu NIS (Número de Identificação Social). Pelas regras normais a cada dia útil um grupo diferente é beneficiado. 

Ao unificar o calendário o governo permite que as famílias que receberiam apenas no final do mês tenham acesso ao auxílio antes, e assim consigam amenizar os impactos do desastre natural na cidade onde mora. 

Na última terça-feira (22), foram inclusos nessa estratégia os moradores de dois novos estados, ficando assim:

Receberam o Bolsa Família em 18 de outubro 

  • Rio Grande do Sul: antecipação em 497 municípios, com 683,82 mil domicílios;
  • Sergipe: antecipação em 8 municípios, com 46,19 mil famílias;
  • São Paulo: antecipação em 45 municípios, com 110,79 mil famílias;
  • Amazonas: antecipação em 62 municípios, com 640,49 mil famílias;
  • Acre: antecipação em 22 municípios, com 132,79 mil famílias;
  • Rondônia: antecipação em 52 municípios, com 134,78 mil lares.

Recebram o Bolsa Família em 22 de outubro

  • Paraná: antecipação em 4 cidades, com 6.531 domicílios;
  • Pará: antecipação em 140 cidades, com 1,28 milhão de residências. 

Além do Bolsa Família, também houve antecipação do Auxílio-gás para os moradores dos mesmos municípios. Apenas no estado do Rio Grande do Sul há garantia de adiantamento até o final do ano. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com