Novo golpe usa vídeo do ministro Fernando Haddad simulando o Gov.br; veja como não se tornar uma vítima

O governo identificou um novo golpe que usa um vídeo falso do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. No vídeo a população é encaminhada para um falso site gov.br onde seria possível resgatar dinheiro. A plataforma oficial é segura e gratuita.

Novo golpe usa vídeo do ministro Fernando Haddad simulando o Gov.br;
veja como não se tornar uma vítima
(Imagem: FDR)

Tem fake News sendo espalhada pela internet e fazendo vítimas pelo país, e o pior, com uso da imagem do ministro Fernando Haddad, para trazer mais credibilidade ao golpe. No vídeo a população é conduzida a um site que simula as páginas oficiais do governo federal.

O vídeo teria sido criado por inteligência artificial, chamada deepfake, onde uma imagem falsa de IA simula uma pessoa real.

Golpe da conta gov.br

  • No falso vídeo o ministro informa que os brasileiros têm direito ao resgate de quantias esquecidas e para isso devem acessar a plataforma.
  • O Sistema de Valores a Receber (SVR) do BC até existe e a especialista do FDR, Laura Alvarenga, explica o que está acontecendo com quem não resgatou, confira.
  • Mas, a consulta e o resgate são gratuitos, mas nesse golpe os criminosos cobram uma quantia para supostamente liberarem o acesso às quantias.
  • Além disso, por se tratar de um site falso as informações inseridas nele acabam sendo roubadas.
  • A orientação do governo federal é para a população acessar apenas o canal oficial do Sistema de Valores a Receber do Banco Central pode ser consultado sem pagamento algum de taxa no site do órgão.
  • Está na dúvida se o site acessado é oficial? Procure pelo “br”, por exemplo: gov.br.
  • Caso receba alguma mensagem ou e-mail informando sobre benefícios ou políticas públicas em que a home page não termine em “.br”, não acesse, é golpe.  

Confira os 5 golpes financeiros mais comuns que são aplicados em todo o país.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.