Idosos têm alívio financeiro com a isenção de certas dívidas; saiba quais são

Existem dois tipos de direitos dos idosos em relação a isenção: o direito de não pagar determinadas contas, produtos ou serviços; e o direito de não pagar juros e multas que aumentam as suas dívidas. São situações diferentes, mas benéficas para o cidadão. 

isenção idosos
Idosos têm alívio financeiro com a isenção de certas dívidas; saiba quais são
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O alívio financeiro dos idosos pode vir por meio da Lei do Superendividamento, em que é possível conseguir um acordo da dívida com condições mais vantajosas. Ou ainda, a isenção em serviços, produtos e impostos devido a idade do cidadão. 

Como funciona a Lei do Superendividamento para idosos

Pela Lei do Superendividamento, os idosos com mais de 60 anos e qualquer outro consumidor tem a garantia de um mínimo existencial. Um valor que precisa restar dentro do orçamento do cidadão, mesmo fazendo o acordo de dívidas, para que consiga sobreviver. 

Ao negociar os débitos que estão pendentes em seu nome, o valor da parcela não pode comprometer os 25% da subsistência do consumidor, que é chamado de mínimo existencial. 

O idoso tem direito de conseguir condições mais vantajosas para negociar seus débitos da seguinte forma:

  • Se o total de dívidas acumuladas ultrapassar o valor da sua renda mensal, as empresas devem obrigatoriamente negociar o débito;
  • A empresa é obrigada a garantir parcelas de pequeno valor para não influenciar na sobrevivência digna daquela pessoa;
  • Todos os brasileiros têm a garantia de pelo menos 25% da sua renda como mínimo existencial. Quer dizer, 25% da sua renda não pode ser comprometida com pagamento de contas;
  • O acordo usando a lei deve ser feito diretamente com a empresa que está devendo, mas pode contar com a intermediação de órgãos como o Procon. 

Isenção de serviços e produtos para idosos

São garantidos os seguintes benefícios de isenção, ou redução de valor, para os idosos que possuem mais de 60 anos de idade:

Viagens em ônibus 

  • Linhas municipais: gratuidade garantida com a apresentação de um documento com foto;
  • Linhas intermunicipais: gratuidade garantida com a apresentação de um documento com foto, mas algumas empresas exigem emissão de uma carteirinha específica;
  • Linhas interestaduais: dois assentos gratuitos por linha, ou desconto de até 50% no valor da passagem se os assentos já estiverem ocupados. Necessário emitir o bilhete com antecedência de no mínimo 3 horas direto com a companhia. 

Remédios de uso contínuo

  • Farmácia Popular: procure uma unidade credenciada, e apresente a receita médica com um documento com foto. 

Emissão da CNI (Carteira Nacional de Identificação)

  • Procure o órgão responsável pela emissão de documentos no seu estado. Solicite a primeira via da CNI que tem prazo de validade vitalício para maiores de 60 anos. 

Eu dou todos os detalhes de como emitir o documento nesta matéria.

Eventos privados, shows, cinema e centros culturais

  • Possibilidade de receber desconto de 50% no valor do ingresso, mediante apresentação de um documento com foto. 

IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)

  • Alguns municípios liberam isenção para idosos, com mais de 60 anos, desde que comprovem condição de baixa renda com ganho mensal de no máximo dois salários mínimos por mês.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com