É o fim do Atestmed? INSS decreta retorno da perícia presencial para alguns tipos de auxílio-doença

Os trabalhadores brasileiros devem se preparar: a perícia presencial será necessária para alguns casos do Benefício por Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Atestmed, criado para facilitar a oferta do programa, continuará funcionando normalmente. Veja quais são os tipos de benefício que retornaram com a perícia presencial. 

É o fim do Atestmed? INSS decreta retorno da perícia presencial para alguns tipos de auxílio-doença
Imagem: FDR

 

Segundo a Folha de S. Paulo, o retorno foi causado após o Governo Federal identificar um aumento nos pedidos e concessões do auxílio-doença para os trabalhadores pelo Atestemed, já que não é obrigatório a perícia presencial com a adição online do atestado. 

A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o auxílio-doença, confira

Entenda o retorno da perícia presencial para o auxílio-doença

  • Apesar de voltar a exigir a perícia, não são todos os segurados que precisarão ir até uma agência do INSS para passar pelo exame médico;

  • A mudança será aplicada a trabalhadores com doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo;

  • Como dores nas costas;

  • Desempregados que ainda possuem o direito aos benefícios sem contribuir com o INSS e segurados facultativos também precisarão realizar a perícia médica presencial;

  • O retorno foi decretado após o Governo identificar um aumento significativo nos pedidos do auxílio e as concessões pelo Atestmed;

  • Apesar disso, os pedidos continuarão a ser aceitos pelo aplicativo;

  • Os segurados citados acima que precisarão participar dos atendimentos presenciais;

  • Requerimentos continuarão a ser aceitos pelo Atestmed, mas segurados específicos serão direcionados para atendimentos presenciais;

  • A medida visa conter possíveis fraudes e melhorar o sistema de concessão.

Como solicitar o auxílio-doença? 

Para dar início a solicitação, é necessário acessar o site ou aplicativo Meu INSS e selecionar a opção “Pedir Benefício por Incapacidade”. Confira o passo a passo:

  • Entre no Meu INSS e faça login pelo Gov.br;

  • Clique em “Novo requerimento”;

  • Digite “Benefício por Incapacidade Temporária”;

  • Preencha os campos necessários;

  • Siga as orientações do próprio sistema;

  • Em “Dados Adicionais”, informe os dados do documento médico: data de emissão e se possui o início do repouso;

  • Junte os documentos necessários: documento de identidade e documento médico;

  • Escolha uma agência mais próxima para recebimento;

  • Conclua o pedido.

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).