O governo federal vem adotando ações para reduzir o tempo de espera por benefícios do INSS. O prazo de concessão até pode variar de acordo com o benefício, mas a redução já é significativa. Entenda melhor como essa redução aconteceu e qual o prazo ideal para o INSS.
Há alguns anos não era incomum encontrar um brasileiro reclamando da longa espera por um benefício previdenciário. Para acabar com isso o governo vem adotando ações que já possibilitara a redução do tempo de espera para 34 dias. O objetivo é reduzir ainda mais.
O grande problema de uma espera tão longa é que o segurado fica “descoberto”. muitas vezes sem renda. Também não era difícil encontrar situações em que o benefício era concedido quando o cidadão não precisava mais dele.
A redução vem para corrigir esses e outros problemas enfrentados pela população brasileira.
Redução do tempo de espera por benefício do INSS
Segundo a última atualização divulgada pelo INSS, em setembro deste ano o Tempo Médio de Concessão (TMC) líquido caiu de 43, registrado em março, para 34 dias, sendo que o prazo legal são 45 dias.
Essa redução traz algumas boas consequências para o órgão, como:
- A redução da fila de espera por benefícios.
- Economia com pagamentos retroativos, que chegou a R$ 2,2 bilhões de julho de 2023 a maio de 2024,
Medidas adotadas para reduzir o tempo de espera do INSS
Algumas mudanças importantes implementadas pelo Instituto contribuíram para essa redução:
- Implementação do Atestmed, o sistema que possibilita a perícia médica documental.
- Permissão para entrega de atestados e laudos nas agências da Previdência Social
- Mutirões de perícia médica e avaliações sociais
- Simplificação dos pedidos através do sistema Meu INSS
- Adoção da telemedicina, para casos de falta de peritos médicos ou de tempo de espera elevado
Mudança na prova de vida do INSS
Neste ano o próprio INSS passou a realizar a prova de vida de seus segurados. Essa medida também acaba contribuindo para a redução da fila e do Instituto e consequentemente redução da espera.
Agora a prova de vida é feita a partir do cruzamento dos bancos de dados, preferencialmente pela biométrica do segurado.
Até o dia 31 de dezembro deste ano o INSS não vai suspender o pagamento dos benefícios por falta de prova de vida.
Caso o segurado ainda assim queira fazer a prova de vida, não é necessário ri até uma agência bancária ou da Previdência. Basta acessar o Meu INSS.
Atenção, a especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, alerta para um golpe com uso da prova de vida que está sendo aplicado, veja como se proteger.
Prazos mínimos para aprovação de benefícios do INSS
Atualmente o Instituto Nacional do Seguro Social tem o prazo máximo de 45 dias para a aprovação de um benefício. Um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados pode fixar prazos mínimos conforme o benefício solicitado.
O Projeto de Lei 4365/21 pode fixar prazos para a aprovação dos seguintes benefícios:
- Aposentadoria por invalidez
- Aposentadoria por idade
- Aposentadoria por tempo de serviço
- Aposentadoria especial
- Auxílio-doença
- Salário-família
- Salário-maternidade
- Pensão por morte
Nos casos em que há necessidade de perícia médica o prazo seria de 60 dias, enquanto prazos menores, de até 30 dias, seriam adotados quando há necessidade de verificação de documentos.
O projeto ainda está em tramitação, a última movimentação aconteceu maio deste ano. Por isso ainda não há informações se ele será aprovado e quando entrará em vigor.
Atualmente existem relatos de pessoas que estão conseguindo a aprovação rápida dos benefícios, nesta matéria eu explico como conseguir se aposentar em 24 horas.