Atenção aposentados! Mudanças no INSS trazem visitas domiciliares e novas exigências

Está sendo preparado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) um tipo de fiscalização em que os servidores devem comparecer até a casa dos segurados para averiguação de dados. A ideia faz parte do processo de pente-fino que está acontecendo desde agosto. 

São alvo do pente-fino os pagamentos do BPC (Benefício de Prestação Continuada), e do auxílio-doença, dois salários liberados devido a incapacidade física ou mental. A ideia é verificar se essas pessoas de fato necessitam receber o auxílio. 

O governo prevê economizar entre R$ 20 bilhões e R$ 30 bilhões com a revisão. Para isso, precisa cortar da lista de contemplados aqueles que já não atendem mais aos critérios para receber o salário, mas ainda assim continuam tendo acesso a ele. 

Como funciona a revisão dos benefícios do INSS com visita domiciliar?

Inicialmente, a visita domiciliar está sendo feita por funcionários do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e por isso atinge os recebedores do BPC. 

  • Um representante da assistência social comparece até a casa do inscrito no BPC para atualização do Cadastro Único;
  • A família participa do questionário socioeconômico, incluí ou excluí informações que formam o CadÚnico;
  • Os dados serão repassados ao INSS, a fim de identificar se aquele cidadão atende aos critérios para receber o BPC. 

Para ter acesso ao BPC é preciso estar no Cadastro Único tendo renda de no máximo 1/4 do salário mínimo por pessoa da família. 

A fiscalização não vai atingir todos os inscritos neste benefício, apenas aqueles que estão fora do CadÚnico, ou que estão com os dados desatualizados há mais de 48 meses (4 anos).

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Atenção aposentados! Mudanças no INSS trazem visitas domiciliares e novas exigências
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Cuidado com o golpe usando o nome do INSS

O INSS alerta os cidadãos para que não caiam em golpes que usam o Instituto como isca. Criminosos estão falsificando crachás e comparecendo até o endereço dos segurados fingindo representar a Previdência Social. 

Na ocasião, recolhem dados pessoais do cidadão, foto do seu documento, e até assinatura, o que permite que sejam aplicados golpes como o pedido não autorizado de empréstimo consignado.

Para não cair nessa cilada, vale saber que:

  • A fiscalização está sendo feita por um representante do CRAS e não do INSS;
  • As informações repassadas devem servir apenas para atualização do CadÚnico;
  • Nunca passe senha, número do cartão ou código de segurança do cartão para ninguém;
  • Se desconfiar das informações, cheque direto com o CRAS da sua cidade ou ligue na Central de Atendimento do INSS, número 135.  

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com