A expectativa por um abono natalino para os beneficiários do Bolsa Família é grande, principalmente após a confirmação do 13º salário para trabalhadores com carteira assinada. No entanto, a realidade é outra.
O Bolsa Família é um programa de auxílio de renda que tem o objetivo de reduzir a pobreza e a desigualdade social. Diferentemente do 13º salário, que é um direito trabalhista, o Bolsa Família é um benefício assistencial.
Com isso, o Governo Federal já deixou claro que não há previsão de pagamento de um abono natalino para os beneficiários do Bolsa Família em 2024. Isso ocorre porque o programa não possui essa natureza assistencial.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Bolsa Família, confira.
E os pagamentos do Bolsa Família em outubro?
Os pagamentos do Bolsa Família para o mês de outubro já têm data marcada para começar no dia 18. Os beneficiários devem receber o valor de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS). É importante lembrar que os estados do Rio Grande do Sul e Acre terão prioridade devido aos recentes desastres naturais. Confira o calendário abaixo:
- NIS final 1: 18 de outubro;
- NIS final 2: 21 de outubro;
- NIS final 3: 22 de outubro;
- NIS final 4: 23 de outubro;
- NIS final 5: 24 de outubro;
- NIS final 6: 25 de outubro;
- NIS final 7: 28 de outubro;
- NIS final 8: 29 de outubro;
- NIS final 9: 30 de outubro;
- NIS final 0: 31 de outubro.
Abono natalino em outros estados
Alguns estados brasileiros, como Pernambuco e Paraíba, já ofereceram abono natalino aos beneficiários do Bolsa Família em anos anteriores. No entanto, a concessão desse benefício é de responsabilidade de cada estado e não há garantia de que será repetida em 2024.