O 13º salário mexe com a economia do país. Os aposentados, pensionistas e trabalhadores que recebem uma quantia de até 100% do seu salário, conseguem usar esse dinheiro extra para uma série de ocasiões. Como, o pagamento de contas atrasadas, ou investimentos.
Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já receberam o abono do 13º salário no primeiro semestre. O objetivo do governo é aquecer a economia do país ao liberar esse montante mais cedo, considerando que os valores são previstos no orçamento.
Mas, existem os aposentados de outros regimes que podem ter o prazo de pagamento diferente daqueles que estão vinculados a Previdência Social. Por isso é interessante estar atento aos prazos informados pelo pagador.
Datas de pagamento do 13º salário para aposentados
A data de pagamento do 13º salário para os aposentados e pensionistas vai depender do regime previdenciário. Neste ano, os segurados da Camprev, ligada aos servidores da cidade de Campinas, receberam o benefício em julho.
Funciona assim:
- Segurados do INSS: por lei, deveriam receber a 1ª parcela em agosto e a 2ª em novembro, mas são beneficiados com a antecipação, por isso os valores são liberados em abril e maio;
- Segurados de outros regimes: por lei, deveriam receber a 1ª parcela em agosto e a 2ª em novembro, mas podem ser beneficiados com a antecipação, dependendo de uma ordem do próprio instituto.
Os trabalhadores recebem a primeira parcela até 30 de novembro, e a segunda até 20 de dezembro.
Como antecipar o 13º salário dos aposentados?
A única forma de conseguir antecipar o 13º salário dos aposentados é de forma privada, um tipo de empréstimo feito nos bancos. Funciona assim:
- O aposentado pede no banco onde recebe o seu salário a antecipação do 13º salário;
- O banco calcula quanto o cidadão tem direito de receber, e paga um valor aproximado, com desconto pelos juros;
- Na data em que a Previdência fizer o depósito do 13º o banco recebe a quantia no lugar do aposentado, como forma de pagamento pelo crédito.