INSS convoca urgentemente os futuros aposentados após mudanças nas solicitações

Os trabalhadores com carteira assinada já podem comemorar: o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está ampliando a oferta do auxílio-doença (atualmente, chamado de Benefício por Incapacidade Temporária) em todo o país. Agora, os brasileiros que precisam, podem solicitar o programa em mais de 2 mil agências dos Correios espalhadas pelo Brasil.

O benefício é oferecido pelo Governo Federal para aqueles funcionários que estão incapazes de realizar as suas funções no ambiente de trabalho por problemas de saúde. O valor do auxílio acompanha o salário mínimo em vigor, ou seja, R$ 1.412.

A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o Benefício por Incapacidade Temporária, confira.

INSS convoca urgentemente os futuros aposentados após mudanças nas solicitações
Imagem: FDR

INSS amplia serviço em todo o país

  • O Instituto está aumentando o número de agências que atendem os brasileiros que precisam solicitar o auxílio-doença;

  • Atualmente, o serviço é oferecido por 1,6 mil agências do INSS;

  • A solicitação também pode ser feita pelo site e aplicativo Meu INSS, além do telefone pela Central 135;

  • Com a ampliação, 2,6 mil agências próprias dos Correios poderão ajudar os trabalhadores a pedirem o auxílio-doença;

  • As primeiras agências a passar pela mudança são no Nordeste, nas capitais Fortaleza (CE) e Aracaju (SE);

  • O objetivo da parceria é agilizar a concessão do benefício com até 180 dias de afastamento do trabalho. 

Como dar entrada no benefício do INSS?

O auxílio-doença pode ser solicitado pelo site e aplicativo do Meu INSS. Com o Atestmed, eles não precisam passar por uma perícia presencial em uma agência previdenciária.

O valor do benefício pode chegar até R$ 2.200,00 e é determinado a partir do salário de contribuição do segurado e equivale a 91% do salário, que é calculado como a média dos últimos 12 salários de contribuição.

Confira o passo a passo:

  • Entre no Meu INSS;

  • Clique em “Novo requerimento”;

  • Digite “Benefício por Incapacidade Temporária”;

  • Em “Dados Adicionais”, informe os dados do documento médico: data de emissão e se possui o início do repouso;

  • Junte os documentos necessários: documento de identidade e atestado médico;

  • Escolha uma agência mais próxima para recebimento;

  • Conclua o pedido.

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).