Um alerta enviado nesta semana pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pegou de surpresa milhares de aposentados e pensionistas que poderão ter o pagamento do seu benefício suspenso em breve. De acordo com o comunicado do órgão, o Instituto realizará em breve um pente fino nos seus pagamentos.
Com a medida, os cidadãos que possuem alguma irregularidade poderão ter o pagamento mensal suspenso. De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a medida deverá impactar diretamente os aposentados e pensionistas que ainda não realizaram a prova de vida deste ano.
O procedimento deve ser realizado anualmente para comprovar ao Instituto que o beneficiário continua apto a receber o benefício. Caso não realize a prova de vida no prazo, o cidadão poderá ter o pagamento suspenso e enfrentar dificuldades financeiras.
Um comunicado enviado pelo INSS para os beneficiários trouxe um aviso sobre a importância da prova de vida. Além disso, o órgão também alertou sobre a necessidade de que os cidadãos consultem suas pendências e evitem a suspensão do benefício.
Saiba como funciona a prova de vida e como realizar:
- Atualmente, o procedimento pode ser realizado de diversas formas;
- O formato mais conhecido é por meio de uma visita presencial do beneficiário em agências do INSS;
- Esse procedimento também pode ser realizado pelo cidadão diretamente no banco onde os recursos são realizados mensalmente;
- Outra opção é por meio do aplicativo do Meu INSS que está disponível para ser baixado neste link;
- Caso opte pela plataforma, o cidadão precisará ter acesso a sua conta Gov.BR para realizar a prova de vida;
- Por fim, o processo também pode ser feito por meio do cruzamento de dados biométricos;
- Nesse caso, o Governo Federal realiza o cruzamento de informações de outros órgãos, o que dispensa a necessidade de deslocamento do aposentado ou pensionista.
Confira outras informações sobre os pagamentos do INSS neste link.