Embora o maior pente-fino no Bolsa Família tenha acontecido em 2023, o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) admitiu que continua fazendo a averiguação de dados. Isso significa que todos os meses grupos têm seu auxílio bloqueado devido a alguma irregularidade.
O bloqueio é a primeira ação do governo para que o titular saiba que tem algo de errado no seu cadastro. É dado um prazo, normalmente de até 60 dias, para que o cidadão procure uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para reaver seu benefício.
Depois de atualizar os dados do Cadastro Único, e mostrar que realmente tem direito ao Bolsa Família, o governo refaz a análise e libera o dinheiro novamente. Inclusive, paga a quantia que ficou bloqueada.
Em setembro foram 20,7 milhões de famílias recebendo o auxílio, os dados de outubro ainda não foram divulgados. Mas, a cada mês o governo federal aceita novos grupos e corta outros, essa é uma prática normal. Para saber se está na lista dos cancelados é preciso fazer a consulta.
O que pode cortar o Bolsa Família?
Todos os meses é feito o cruzamento de dados entre o Cadastro Único e as outras bases do governo. Caso sejam encontradas divergências em informações, ou descumprimento das regras de condicionalidades, o Bolsa Família será cortado.
Primeiro, o auxílio é bloqueado, caso o titular não consiga comprovar que atende as regras de acesso ao programa a família perde o benefício definitivamente.
São condicionalidades do programa, ou seja, condições para se manter ativo, os seguintes critérios:
- Crianças e jovens em idade escolar estarem frequentado menos de 80% das aulas por mês;
- Crianças com até 7 anos de idade não passarem pelo acompanhamento nutricional uma vez por semestre (feito no posto de saúde, onde mede-se peso e altura);
- Gestantes que não estão fazendo pré-natal;
- Famílias com renda mensal superior a meio salário mínimo por pessoa;
- Apresentar divergência de dados no Cadastro Único;
- Estar com Cadastro Único desatualizado há mais de dois anos.
Pela Regra de Proteção, mesmo que a renda da família fique acima de R$ 218 por pessoa no mês eles podem ser mantidos no programa por dois anos. Para isso, o seu benefício é cortado em 50%.
Como consultar o pagamento do Bolsa Família?
Para verificar se foi mantido o seu cadastro no pagamento do Bolsa Família de outubro, basta que o titular use os canais remotos do governo:
- App Bolsa Família – basta fazer login pelo CPF;
- App Caixa Tem – clicando na opção “Bolsa Família” e selecionando “Consultar saldo”;
- Ligando para a Caixa – telefone 111;
- Ligando para o Ministério do Desenvolvimento Social – telefone 121.