Os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam uma notícia que pode ajudá-los a receber um valor maior do benefício: o cancelamento dos descontos aplicados ao valor integral da aposentadoria. Veja como cancelar esses descontos.
É preciso entender que esses valores descontados do benefício são autorizados pelo segurado ao assinar um termo de adesão. Porém, eles também podem ser vítimas desses descontos não autorizados ou não reconhecidos, o que pode impactar no valor da aposentadoria na hora do saque.
A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o INSS, confira.
O que são os descontos do valor do INSS?
Os descontos da aposentadoria são feitos caso os segurados escolham se filiar a associações e sindicatos que oferecem um leque de benefícios, como:
-
Planos de saúde;
-
Serviços jurídicos.
Os descontos são autorizados após o aposentado assinar um termo de adesão.
Como consultar os descontos na minha aposentadoria do INSS?
O INSS implementou um sistema que permite que os segurados possam consultar diretamente os descontos do benefício, o que garante uma maior segurança e proteção contra fraudes. Veja como:
-
Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo:
-
Não é necessário fazer o login para fazer a consulta;
-
Na tela inicial, escolha a opção “Mensalidade associativa”;
-
Selecione a opção para consultar o termo de adesão ou verificar descontos;
-
Siga as instruções apresentadas na tela.
Para cancelar os descontos, será necessário:
-
Ir até a aba de “Serviços” do Meu INSS;
-
Clicar na seção “Mais acessados”;
-
Selecionar “Novo pedido” e escolha “Excluir mensalidade”;
-
Confira todas as informações para finalizar o cancelamento.
Golpes no INSS disparam: proteja seus dados e evite fraudes com essas dicas
Os idosos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam tomar cuidado: o órgão alertou os seus segurados sobre o surgimento de um novo golpe voltado para esse público. Agora, os criminosos vão até a casa do beneficiário para realizar uma leitura biométrica e roubar os dados dos aposentados. Veja como proteger as suas informações e evitar fraudes.
Um caso já foi identificado na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, onde os golpistas utilizaram uma plataforma de vendas online para enganar um aposentado de 65 anos. Porém, antes dos criminosos conseguirem solicitar o empréstimo, o banco bloqueou o pedido por identificar a fraude.