Você sabia que milhões de brasileiros têm dinheiro esquecido em diversos lugares e nem sabem? Contas bancárias inativas, restituição do Imposto de Renda, FGTS, e outros benefícios podem estar te esperando.

saber; recuperar ajuda o bolso. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Este valores podem ser resgatados graças ao SVR, uma plataforma criada pelo Banco Central para reunir valores que foram deixados de lado por seus donos em contas bancárias, consórcios e outras instituições financeiras. Esses valores podem ter origem de salários não sacados, contas encerradas, restituições de impostos e diversas outras situações que, muitas vezes, se acumulam por diversos motivos, como mudança de endereço, falecimento de titular, ou simplesmente por falta de informação.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre dinheiro esquecido, confira.
Até quando o dinheiro pode ser sacado?
Você tem até o dia 16 de outubro para solicitar o resgate do seu dinheiro, após essa data, os valores podem ser transferidos para o Tesouro Nacional. Assim, para sacar os seus valores é necessário acessar o site oficial do Banco Central e informar seus dados para verificar se há valores disponíveis para você.
A forma mais simples de resgatar os valores é fornecendo uma chave Pix para receber o valor. Caso não tenha uma, entre em contato com a instituição financeira para combinar outra forma de resgate.
7 lugares que o dinheiro esquecido pode estar
- FGC: se você já teve algum tipo de investimento que era coberto pelo FGC em uma instituição que encerrou suas atividades, pode haver valores a receber;
- CPF na nota: se você costumava solicitar o CPF na nota fiscal e não utilizou os créditos, eles podem estar acumulados;
- Restituição do Imposto de Renda: muitas pessoas deixam de resgatar a restituição por diversos motivos, como mudança de endereço;
- FGTS: valores podem ficar esquecidos em contas do FGTS por diversos motivos, como demissão sem justa causa e não saque do valor;
- Abono salarial do PIS/PASEP: valores podem ficar disponíveis para saque e não serem resgatados;
- Poupança do Collor: muitos poupadores não realizaram o resgate dos valores.
- Milhas do cartão de crédito: muitas pessoas esquecem de utilizar suas milhas, que têm prazo de validade.
Como consultar se tenho dinheiro a receber?
Para verificar se você tem algum valor a receber, basta acessar o site do SVR e informar seu CPF ou CNPJ. O sistema irá indicar se há algum valor disponível para você e quais são as instituições financeiras responsáveis por esses valores.
Para resgatar o dinheiro, você precisará informar uma chave Pix. Caso não tenha uma chave Pix, você poderá entrar em contato diretamente com a instituição financeira para combinar a forma de recebimento.
Vale lembrar que o prazo para resgatar o dinheiro esquecido pode variar de acordo com a legislação e as regras de cada instituição financeira. No entanto, é importante ressaltar que os valores não ficam disponíveis indefinidamente. Por isso, é fundamental realizar a consulta e o resgate o mais rápido possível.