Brasileiros que usam o app da Uber são comunicados com urgência; veja o que foi dito

Um dos aplicativos de transporte mais populares no Brasil, o Uber, surpreendeu os seus usuários com um comunicado urgente: o golpe do código de segurança. Por isso, os clientes devem ficar de olho para não cair nos planos, cada vez mais elaborados, dos criminosos. Entenda como funciona o golpe e veja como se proteger. 

Brasileiros que usam o app da Uber são comunicados com urgência; veja o que foi dito
Imagem: FreePik

 

Os motoristas mal-intencionados solicitam o código de segurança da corrida antes do embarque, pelo chat de mensagens do aplicativo, e logo depois, iniciam a viagem sem a presença do cliente. Por isso, é importante não informar o código antes de embarcar no veículo. 

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Como funciona o golpe do Uber?

  • Antes do passageiro embarcar, os motoristas perguntam qual é o código de segurança do passageiro pelo chat de mensagens;

  • Logo depois, iniciam a corrida mesmo sem o passageiro dentro do carro; 

  • Assim, eles conseguem fazer cobranças fraudulentas aos usuários, que acabam pagando por uma corrida que não foi feita;

  • Porém, a Uber já informou que criou o recurso “U-Código” para prevenir o passageiro e o motorista;

  • Esse código é uma senha de quatro dígitos criados pelo próprio aplicativo a cada viagem;

  • Então, o passageiro só pode informar os números ao motorista ao entrar no veículo.

Como não cair no golpe do Uber?

  • Uber alerta aos usuários para que eles nunca compartilharem o código de segurança pelo chat ou telefone antes do embarque; 

  • A sequência deve ser informada apenas no momento do embarque;

  • O comunicado urgente foi feito através do e-mail com informações detalhadas para evitar o golpe; 

  • Caso a situação aconteça, os passageiros devem cancelar a corrida, capturar a tela do celular como prova e entrar em contato com a empresa para informar o que aconteceu;

  • Caso o problema não seja resolvido, o usuário pode entrar em contato com os canais de atendimento do aplicativo ou o site da Secretaria Nacional do Consumidor;

  • E até o Procon.

Outras informações sobre golpes e como se proteger de cada um deles estão disponíveis aqui no FDR.

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).