Uma nova regra foi decretada pelo presidente Lula e os motoristas precisam cumprir a medida para continuar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dessa vez, a novidade está relacionada ao tamanho dos retrovisores dos veículos. Entenda a mudança e como evitar pontos na carteira!
Apesar de ser importante para todos os veículos, os motoristas de veículos escolares são a prioridade da nova regulamentação.
O objetivo da nova lei é melhorar a visibilidade no trânsito e eliminar os pontos cegos. A especialista Laura Alvarenga comenta sobre as mudanças da CNH, confira.
Entenda a nova lei dos retrovisores aprovada por Lula
-
A nova lei determina que os retrovisores dos veículos escolares precisam estar ajustados de forma que o motorista consiga ver tudo ao redor do veículo, sem nenhum ponto cego;
-
A imagem exibida no retrovisor precisa estar adaptada a autora das crianças, que são, obviamente mais baianadas que os adultos;
-
Além disso, a mudança também serve para carros populares;
-
Os retrovisores precisam ter uma área mínima de 69 cm² e um espelho para comportar um círculo de 7,8 cm de diâmetro.
Lembre-se: dirigir sem retrovisor é uma infração grave e pode causar uma multa de R$ 195,23.
Liberadas as novas regras da CNH para todos com idade entre 50, 60 e 70 anos
Sonho para milhares de brasileiros, a CNH é um documento essencial para os motoristas no país. Porém, uma nova lei que entrou em vigor neste ano pode representar o fim de uma era para motoristas com 50, 60 e 70 anos.
Os habilitados com as idades mencionadas acima são os mais afetados com a nova lei da CNH. Uma das principais modificações é a alteração no prazo de validade do exame de aptidão física e mental para a renovação da carteira.
A CNH agora tem validade de 10 anos para pessoas com menos de 50 anos. Pessoas com idade entre 50 e 70 anos, têm uma CNH válida por 5 anos. Por fim, idosos com mais de 70 anos terão sua CNH válida por 3 anos;
Os prazos podem ser modificados de acordo com a avaliação do médico examinador.