Fazendo malabarismo para comprar azeite? lista com 11 marcas são proibidas pelo governo

Ajuda na redução do colesterol “ruim”, previne doenças cardíacas e controla a pressão alta. Esses são alguns dos benefícios do azeite, que tem se tornado um favorito na casa dos brasileiros que buscam opções cada vez mais saudáveis no cardápio nos últimos anos. Porém, na hora de ir às compras, é preciso ficar de olho: o Governo Federal proibiu 11 marcas de serem comercializadas no país. 

Fazendo malabarismo para comprar azeite? lista com 11 marcas são proibidas pelo governo

 

A lista foi divulgada na última quinta-feira (3/10) pelo Ministério da Agricultura. As marcas foram consideradas impróprias para o consumo já que não estavam seguindo os parâmetros necessários da pasta. 

A especialista Yasmin Nascimento comenta sobre a proibição de outras duas marcas pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), confira.

Quais são as marcas de azeite proibidas no Brasil?

As marcas são:

  • Málaga;

  • Rio Negro;

  • Quinta de Aveiro;

  • Cordilheira;

  • Serrano;

  • Oviedo; 

  • Imperial; 

  • Ouro Negro;

  • Carcavelos;

  • Pérola Negra;

  • E La Ventosa. 

As marcas Serrano e Cordilheira já tinham sido proibidas pela Anvisa. Os supermercados que continuarem vendendo os produtos citados acima poderão ser responsabilizados.

Veja dicas para evitar a compra de um azeite proibido

  • Fique de olho nos preços e sempre desconfie dos valores muito abaixo da média; 

  • Pesquise se a empresa está registrada no Ministério da Agricultura

  • Procure a lista dos produtos que estão irregulares no Ministério;

  • Não compre azeite a granel;

  • Preste atenção na data de validade e quais são os ingredientes incluídos no azeite;

  • Escolha produtos com a data de fabricação mais recente possível; 

  • Quanto mais ácido o azeite, melhor;

  • Procure por selos de certificação que garantam a qualidade e a origem do azeite.

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).