Eleições 2024: qual a data para cidades no segundo turno? Acompanhe o calendário

Você sabia que não são todas as cidades que têm segundo turno nas eleições 2024? Isso porque, como as eleições são municipais, a Justiça Eleitoral vai considerar o número de eleitores daquela cidade. Há um número mínimo de pessoas necessários para uma nova votação.

eleições 2024
Eleições 2024: qual a data para cidades no segundo turno? Acompanhe o calendário
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considera não o número de moradores daquela cidade para aprovar o segundo turno das eleições 2024, mas sim o número de eleitores. Ou seja, quantas pessoas votam naquele município.

Além do total de eleitores, outro ponto a ser considerado é a ausência da maioria absoluta dos votos válidos. Apenas nestes dois casos é que haverão o segundo turno das eleições municipais.

Data do 1º e 2º turno das eleições 2024

Assim como acontece com as eleições nacionais, a escolha de prefeito e vereador está marcada para outubro. São dois domingos no mês reservados para as eleições 2024.

  • 1º turno: 6 de outubro de 2024;
  • 2º turno: 27 de outubro de 2024.

O resultado com os candidatos eleitos será divulgado a partir das 18h00, depois da apuração das urnas. E para as cidades com segundo turno, os eleitores já ficarão sabendo o nome dos dois candidatos a prefeito que precisarão escolher.

Cidades onde vai haver o 2º turno das eleições 2024

De acordo com o TSE, em apenas 103 municípios brasileiros pode haver o segundo turno das eleições 2024. O número representa 2% das localidades onde haverá escolha dos candidatos.

Uma nova votação só vai acontecer nas cidades que:

  • Tiverem mais de 200 mil eleitores;
  • O resultado para prefeito não conseguir a maioria absoluta dos votos válidos.

Os votos válidos precisam ficar acima de 50% no primeiro turno para que não haja o segundo turno.

Pela primeira vez, todas as 26 capitais brasileiras podem ter uma segunda etapa de votação neste ano porque possuem o número mínimo de eleitores exigido.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com