Governo cria centros voltados ao atendimento de pessoas com deficiência

Boa notícia, o governo vai criar centros de reabilitação para pessoas com deficiência em diversas cidades. Além de aumentar o repasse de verbas para unidades que já estão em funcionamento. Confira mais informações.

Governo Federal anuncia criação de centros voltados ao atendimento de pessoas com deficiência 
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

O governo federal acaba de anunciar a construção de centros de atendimento às pessoas com deficiência. As unidades serão construídas pelo Ministério da Saúde em diversas cidades, possibilitando que mais pessoas sejam atendidas.

Atendimento às pessoas com deficiência

  • Segundo as primeiras informações divulgadas, serão Centros Especializados em Reabilitação (CER).
  • As unidades serão construídas em 13 municípios brasileiros, a lista ainda não foi divulgada.
  • Além disso, no CER de Maracanaú, localizado no Ceará, será oferecida reabilitação auditiva e os transportes sanitários usados nas unidades para a locomoção dos pacientes serão adaptados.
  • O Ministério da Saúde também vai ampliar o repasse para oito centros em 20%, essas unidades são responsáveis pelo atendimento de pessoas com deficiência ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
  • passará a oferecer reabilitação auditiva. Transportes sanitários, usados na locomoção das pessoas com deficiência nos centros, serão adaptados.
  • Ao todo o investimento será de R$ 49 milhões.
  • No total, serão aplicados mais de R$ 49 milhões, conforme a pasta. 
  • De acordo com o ministério, os recursos poderão ser usados em centros que atendem pessoas em tratamento auditivo, visual, intelectual e físico.

“Desde 2023 até o momento, investimos na construção de 86 novos serviços para a Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência. Deste total, 53 fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, o Novo PAC. O nosso trabalho e os nossos esforços serão contínuos e é nosso dever como gestoras e gestores públicos assegurar uma vida digna para todas as pessoas com deficiência”, afirma a ministra da Saúde, Nísia Trindade

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o INSS liberou benefício exclusivo para as pessoas com deficiência.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.