Menos dinheiro no bolso dos idosos: INSS revela 45 milhões em descontos indevidos nas aposentadorias

Responsável pelo pagamento de milhares de pensões e aposentadorias para os brasileiros, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou recentemente que está realizando uma importante auditoria nos benefícios que são disponibilizados para os cidadãos do país.

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o levantamento começou a ser realizado com o objetivo de identificar eventuais irregularidades entre os pagamentos disponibilizados. Para tal, o órgão também analisou os descontos que são realizados diretamente nas folhas de pagamentos dos aposentados ou pensionistas.

Recentemente, algumas instituições começaram a ser investigadas pela realização de descontos indevidos nas aposentadorias. No entanto, um levantamento realizado pelo INSS apontou que a extensão do problema pode ser bem maior do que o imaginado.

Menos dinheiro no bolso dos idosos: INSS revela 45 milhões em descontos indevidos nas aposentadorias. (Imagem: FDR)

Isso porque, segundo o levantamento inicial, cerca de R$ 45 milhões em descontos indevidos nas aposentadorias podem ter sido realizados entre o período de janeiro de 2023 e maio de 2024. 

Entenda como foi realizado o levantamento do INSS e a solução do problema:

  • A auditoria feita pelo órgão levou em consideração os pedidos de exclusão de mensalidade associativa;
  • De acordo com o Jornal Folha de São Paulo, as solicitações são de remoção do desconto mensal de até 30 associações que estão sendo investigadas atualmente;
  • Os descontos teriam o valor médio de R$ 43,12 por mês e seriam feitos de forma irregular;
  • Isso porque para que o desconto seja realizado é preciso que ele tenha sido autorizado previamente pelo aposentado ou pensionista;
  • Sem essa autorização, qualquer desconto é considerado ilegal;
  • Caso esteja sofrendo com esse tipo de abatimento no seu pagamento mensal, o cidadão poderá solicitar o cancelamento do desconto;
  • Esse pedido poderá ser feito por meio da plataforma do Meu INSS que está disponível neste link;
  • Outra opção é realizar o pedido de exclusão pelo telefone por meio da central de atendimento 135.

Consulte outras informações sobre os descontos do INSS neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.