Adotado ao longo de diversos anos no Brasil, o horário de verão começou a ser utilizado com o objetivo de diminuir o total de consumo de energia no país. Com a adoção da medida, parte do país tem o horário modificado. Com isso, os cidadãos podem aproveitar mais horas de luz natural, o que reduz a necessidade do gasto de energia durante um período.
No entanto, de acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o horário de verão foi cancelado no Brasil durante o ano de 2019. No entanto, uma possível retomada da medida já está sendo discutida pelo Governo Federal.
Com isso, é essencial que os cidadãos brasileiros fiquem atentos as possíveis modificações. Tradicionalmente, o horário de verão costumava ser iniciado durante o mês de novembro. Por isso, caso a medida seja retomada, a expectativa é de que o seu funcionamento siga os mesmos parâmetros já adotados anteriormente.
Saiba como funciona o horário de verão:
- Recentemente, o ministro Alexandre Silveira que é responsável pelo Ministério de Minas e Energia, afirmou que o Brasil poderá retomar o horário de verão;
- A expectativa é de que uma definição seja apontada em breve pelo Governo Federal;
- Isso porque, com a proximidade do mês de novembro, o prazo para a adoção está prestes a chegar ao fim;
- Com o horário de verão, os cidadãos que moram em locais onde a medida está em vigor devem adiantar os relógios em uma hora;
- Com isso, os cidadãos passam a contar com mais 60 minutos de luz natural;
- A medida auxilia na economia de energia e também diminui a necessidade do acionamento de outras geradoras de energia;
- Vale lembrar que, quando as usinas térmicas são acionadas, os cidadãos precisam arcar com os custos extras desse tipo de geração o que costuma levar a um aumento da conta de energia.
Confira outras informações sobre o horário de verão no Brasil neste link.