Mais de cinco milhões de brasileiros aguardam o pagamento do Vale-Gás em outubro, que volta após a suspensão do benefício em setembro. O auxílio, que visa apoiar famílias na compra do gás de cozinha, será retomado em conjunto com o pagamento do Bolsa Família.
Em algumas regiões, o Vale-Gás em outubro poderá ser antecipado, conforme anunciado por autoridades locais. O valor do benefício ainda não foi oficialmente definido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), mas a expectativa é de que seja mantido em R$ 102, o mesmo valor distribuído no último ciclo, em agosto.
O benefício é pago a cada dois meses e faz parte das políticas sociais do governo. Em outubro, 626 cidades brasileiras terão o pagamento de benefícios sociais adiantado, incluindo o Vale-Gás em outubro. Entre as cidades contempladas estão todos os municípios do Rio Grande do Sul, Amazonas e Acre.
Essa antecipação faz parte das políticas de transferência de renda do Governo Federal, como o Bolsa Família. O valor do Vale-Gás em outubro não é fixo e depende da média do preço do botijão de 13 kg, regulado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em agosto, o valor pago foi de R$ 102, e a expectativa é que seja mantido para este mês.
Como o calendário do Vale-Gás em outubro segue o do Bolsa Família, as cidades com autorização para antecipação já começarão a receber o benefício no início do próximo ciclo de pagamentos.
Calendário do Vale-Gás em outubro
-
Benefício com NIS final 1 – 18/10;
-
Benefício com NIS final 2 – 21/10;
-
Benefício com NIS final 3 – 22/10;
-
Benefício com NIS final 4 – 23/10;
-
Benefício com NIS final 5 – 24/10;
-
Benefício com NIS final 6 – 25/10;
-
Benefício com NIS final 7 – 28/10;
-
Benefício com NIS final 8 – 29/10;
-
Benefício com NIS final 9 – 30/10;
-
Benefício com NIS final 0 – 31/10.