Horário de verão muda a vida do trabalhador; veja como pode ser a nova jornada e lista dos afetados

A discussão sobre o retorno do horário de verão voltou à tona no Brasil, com o Governo Federal estudando a possibilidade de reimplantar a medida ainda em 2024. A proposta tem o objetivo de otimizar o consumo de energia elétrica e aproveitar melhor a luz natural, especialmente nos horários de pico. No entanto, a mudança no relógio pode gerar impactos significativos na rotina de diversos setores da sociedade, especialmente no mercado de trabalho.

Horário de verão muda a vida do trabalhador; veja como pode
ser a nova jornada e lista dos afetados. (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

A principal justificativa para o retorno do horário de verão é a economia de energia. Com o adiantamento dos relógios, a população tende a aproveitar mais a luz natural durante as tardes, reduzindo assim o consumo de eletricidade nos horários de pico. Além disso, o aumento das horas de luz solar pode estimular o comércio e o turismo, gerando mais empregos e movimentando a economia.

Por outro lado, a mudança no horário pode causar transtornos para alguns trabalhadores. Setores como o transporte aéreo, que exigem uma rígida programação, precisam de um período de adaptação para evitar atrasos e outros problemas operacionais. Além disso, trabalhadores que possuem jornadas noturnas ou que precisam se deslocar longas distâncias podem sentir os efeitos da mudança no horário de sono e na qualidade de vida.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o horário de verão, confira. Entenda mais também no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

Quem será afetado?

  • Trabalhadores do setor aéreo: as empresas aéreas precisam ajustar suas escalas de voo e os horários de seus funcionários para se adequarem ao novo horário;
  • Trabalhadores que atuam em turnos: a mudança no horário pode desregular o ritmo circadiano desses trabalhadores, afetando sua saúde e produtividade;
  • Estudantes: a nova rotina pode exigir ajustes na organização dos estudos e das atividades extracurriculares;
  • Pessoas com idade avançada: pessoas mais idosas podem ter mais dificuldade em se adaptar à mudança de horário, o que pode afetar sua saúde e bem-estar.

Quais os benefícios do horário de verão?

  • Economia de energia: a principal justificativa para a adoção do horário de verão é a redução do consumo de energia elétrica, principalmente nos horários de pico;
  • Melhoria da qualidade de vida: com mais horas de luz natural, as pessoas podem aproveitar mais os espaços públicos e praticar atividades ao ar livre.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.