O retorno do horário de verão é um dos tópicos mais comentados da semana. Até o momento, a medida não foi aprovada pelo Governo Federal. Apesar de ter diversos apoiadores em variados setores, um grupo já manifestou a sua opinião contra o retorno do adiantamento em 1h dos relógios. Entenda o motivo da reclamação!
O objetivo é a economia de energia com o uso da iluminação natural do dia. Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro suspendeu a medida no país.
A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o horário de verão, confira.
O horário de verão voltou?
-
Até o momento, não;
-
Porém, segundo recentes declarações do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a medida por retornar a funcionar no Brasil;
-
A expectativa é diminuir os gastos e o aumento da energia na casa dos brasileiros;
-
Se for adotada, a medida deve entrar em vigor ainda neste ano;
-
Porém, não necessariamente no verão.
O que muda com a aprovação do horário de verão?
-
Para bares e restaurantes, a expectativa é de um aumento de 15% no faturamento durante o período em que o horário de verão for acionado já que a claridade atrai uma maior movimentação;
-
O comércio também acredita na melhora do rendimento com a medida e acredita em diversos benefícios para o setor de venda de bens e o setor de serviços;
-
Na área de festas e eventos, o clima também é de otimismo.
O horário de verão é aprovado por todos os setores?
Apesar de muitos setores apoiarem o retorno da medida, um grupo importante da sociedade assinou um manifesto contra o horário de verão.
No total, o documento foi assinado por 26 cientistas da área de cronobiologia, responsável pelo estudo dos ritmos e fenômenos biológicos.
Para eles, a mudança faz mais mal do que bem à saúde, e esses podem superar os benefícios econômicos esperados, já que os humanos estão conectados ao ciclo natural de luz e escuridão, regulando de forma automática funções essenciais como sono, apetite e até mesmo o humor.