O programa Bolsa Trabalho distribui até R$ 2.700 para trabalhadores desempregados de todo um estado. Elas também têm a chance de se qualificar sem custo algum em atividades relacionadas a serviços. Descubra como se inscrever e ser beneficiado.
O programa Bolsa Trabalho foi criado na pandemia, como um auxílio para os trabalhadores desempregados. O sucesso foi tamanho, que ele continuou beneficiando os cidadãos mesmo após o fim das medidas de isolamento social.
Ao todo cada cidadão pode receber R$ 2.700, parcelados em cinco meses. Mas, para isso precisam cumprir com as determinações do programa.
No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, traz informações sobre o aumento do desemprego no Brasil:
Quem pode receber o Bolsa Trabalho?
Todo o cidadão desempregado há pelo menos um ano, que reside em algum das cidades do estado de São Paulo há pelo menos 2 anos, que tenha renda mensal de até meio salário-mínimo per capita (por pessoa), e que não está recebendo o Seguro-Desemprego, ou programa equivalente.
A especialista do FDR, Lila Cunha, vai te atualizar quanto ao valor do seguro neste ano.
Dentro do programa são adotados grupos prioritários que serão os primeiros a serem atendidos com vagas, são eles:
- Famílias chefiadas por mulheres;
- Famílias com baixa renda;
- Famílias com crianças, jovens e gestantes.
Os cidadãos desempregados também podem ter acesso aos serviços de transporte gratuitamente.
Como funciona o Bolsa Trabalho?
Durante cinco meses os selecionados recebem mensalmente R$ 540, totalizando os R$ 2.700 citados por nós. Para garantir os depósitos é necessário participar dos cursos gratuitos.
E, após a conclusão, realizar os serviços em órgãos públicos estaduais ou municipais indicados pela gestão do programa. Os cursos sempre serão voltados exatamente para os serviços que serão prestados pelo profissional.
“O pagamento é via Cartão Bolsa do Povo, emitido para recebimento de todos os programas, sendo um único cartão para todos os benefícios do Bolsa do Povo. Fique atento a situação cadastral do seu CPF: é necessário estar com o documento regular perante a Receita Federal para o pagamento do benefício do Bolsa Trabalho”, informa o governo do estado.
Inscrições no Bolsa Trabalho
Os cidadãos que atendem aos requisitos e desejam participar do programa devem acessar o site oficial do programa e se cadastrar. Para utilizar o sistema virtual é necessário ter uma conta na plataforma GOV.BR.
Quer subir o nível da sua conta, mas não sabe como? Nesta matéria eu explico como passar para o nível ouro ou prata. Quanto maior o nível da sua conta, mais serviços você poderá acessar.
Caso não tenham acesso à internet, poderão ligar para a Central de Atendimento do Bolsa do Povo no telefone 111.
Como descobrir se fui selecionado no Bolsa do Povo?
Primeiro é importante saber que as convocações são feitas através do Diário Oficial do Estado. Na publicação são informados o local e as datas de comparecimento para entrega da documentação.
Os selecionados ainda recebem o SMS, no número informado durante a inscrição, com a convocação, por isso é importante informar um telefone válido. Os municípios também podem entrar em contato com os aprovados.
Em caso de dúvidas, ligue ou envie uma mensagem via WhatsApp para o número 0800 7979 800, atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.