Está se programando para as férias? As passagens aéreas estão caras? Então, o Voa Brasil pode ser a solução. Com o programa é possível comprar passagens por R$ 200 o trecho. Conheça melhor essa iniciativa e escolha o seu destino.
Disponível desde o final do mês de junho, o Programa Voa Brasil já comercializou cerca de 10,4 mil passagens para 68 destinos em diversas regiões do país. A passagem é comprada pela internet, o que facilita ainda mais o acesso a ela.
O programa foi criado para movimentar o setor de turismo e possibilitar que mais pessoas viagem pelo país. Até porque as passagens com desconto são apenas para rotas nacionais.
Como o programa não tem subsídio federal, ou seja, o governo não investiu dinheiro nele, as companhias aéreas que decidem se desejam ou não fazer a adesão.
“O Voa Brasil é o primeiro programa de inclusão social da aviação brasileira, que deixa o transporte aéreo mais acessível e democrático no país. O objetivo do Governo Federal é fazer com que mais e, principalmente, novos brasileiros tenham acesso ao mercado aéreo do Brasil”, informa o Ministério dos Portos e Aeroportos.
Quem pode comprar passagens pelo Voa Brasil?
Nesse primeiro momento do programa apenas os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social podem comprar as passagens. Mas, atenção é necessário que o cidadão não tenha feito viagens de avião nos últimos 12 meses.
Outro detalhe, as passagens são intransferíveis, o que significa que o aposentado só pode comprar a passagem que ele mesmo vai usar, não pode trocá-la com outra pessoa, nem vende-la.
Cada pessoa só pode comprar duas passagens, ida e volta, ao longo de um ano. E cada bilhete custa R$ 200 + as taxas de embarque.
Mesmo as pessoas de baixa renda, mas que não são aposentadas, não podem comprar as passagens. O Ministério dos Portos e Aeroportos já sinalizou que em um futuro mais pessoas serão incluídas no programa.
Há alguns meses o FDR chegou a noticiar que o programa também atenderia aos estudantes beneficiários do Prouni. Mas, o governo voltou atrás e decidiu iniciar o Voa Brasil apenas com os idosos.
No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre o programa, confira:
Principais destinos
Os aposentados têm preferido viajar para São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Cerca de 45% das passagens compradas foram para destinos no Sudeste e 40% para a região Nordeste.
São Paulo foi a cidade mais procurada, com 2.918 passagens comercializadas para pessoas de 47 cidades brasileiras. em seguida está o Rio de Janeiro, destino de 963 aposentados de 25 cidades.
Enquanto no Nordeste, a cidade de Fortaleza, localizada no Ceará, foi a escolha de 922 aposentados.
Como comprar passagens pelo Voa Brasil?
Antes de fazer a compra, o aposentado precisa criar uma conta GOV.BR. ela deve ter nível ouro ou prata, veja como subir a sua de nível.
Conta aberta, nível alcançado, é hora de fazer a compra da passagem, basta seguir os passos:
- Acessar a plataforma do Voa Brasil;
- Clique em “Entrar com o gov.br”;
- Informe seu CPF e vá em “Continuar”;
- Em seguida, insira a sua senha da conta Gov.br e clique em “Continuar”;
- Na tela seguinte, clique em “Autorizar” e aceite o regulamento do programa (o ideal é ler os termos);
- Uma nova tela será carregada e é hora de selecionar a sua passagem aérea, é possível fazer a compra as passagens de ida e outa ou apenas uma delas;
- Insira a cidade de onde você pretende embarcar, cidade de origem, e a data de embarque e clique em “Buscar”;
- Feito isso, as passagens disponíveis serão exibidas na tela;
- Caso não haja passagens para o trecho informado na data específica, o sistema traz esse aviso, neste caso é possível fazer uma pesquisa por datas próximas;
- Após encontrar as passagens desejadas, clique em “Avançar”;
- Informe os seus dados pessoais e confira se eles estão corretos antes de clicar em “Reservar”, feito isto você terá uma hora para efetuar o pagamento;
- Basta clicar em “Ir para o pagamento” e você será redirecionado ao site da companhia aérea;
- Depois de finalizar o pagamento a passagem estará disponível no site da empresa aérea com o código que estará disponível em “Minhas viagens”.
Quer conhecer os benefícios da Carteirinha do Idoso? Confira o texto da especialista do FDR, Lila Cunha.