Os inscritos no Bolsa Família estão recebendo, desde janeiro deste ano, a visita de agentes do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). O processo é chamado de Busca Ativa, e o objetivo é conseguir atualizar as informações do Cadastro Único.
O MDS (Ministro do Desenvolvimento Social), esclarece que são falsas as informações de que os agentes do CRAS estariam visitando os inscritos no Bolsa Família para cortar o benefício. Ao contrário disso, a presença destes funcionários serve para manter o auxílio.
Ao fazerem a atualização de dados dos inscritos no programa, as chances de terem seu benefício bloqueado caem consideravelmente, já que estarão com os dados do Cadastro Único atualizado.
Os titulares do auxílio não são obrigados a receber o agente do CRAS dentro da sua propriedade, ou oferecer algo pra comer. Mas, se negar a responder o questionário pode trazer como consequência o bloqueio do benefício.
O que o funcionário do CRAS vai perguntar ao inscrito no Bolsa Família?
Durante a visita do assistente social, o inscrito no Bolsa Família vai responder algumas perguntas para atualização do CadÚnico, como:
- Quem está fazendo parte da família (mãe? pai? padrasto ou madrasta? tem filhos? quais as idades?);
- Onde estão morando;
- Qual a renda da família;
- Os gastos mensais que possuem;
- De onde está vindo a renda;
- Se as crianças e jovens estão frequentando a escola;
- Se as gestantes estão fazendo o pré-natal;
- Se a pessoa com deficiência recebedora do BPC (Benefício de Prestação Continuada) passou pela perícia médica recentemente.
A partir destes dados é que o sistema do Ministério do Desenvolvimento Social, que gerencia o CadÚnico, consegue reconhecer se aquele grupo ainda atende aos requisitos para continuar recebendo o benefício social.
Documentos que devem ser apresentados ao agente do CRAS
Durante a visita, o titular do Bolsa Família deve apresentar ao CRAS os documentos que comprovem as informações que foram repassadas na entrevista, como:
- Documento de identificação de cada pessoa que mora na casa (ex.: RG, certidão de nascimento, e outros);
- Comprovante de endereço;
- Caderneta de vacinação das crianças – se solicitado;
- Caderneta de pré-natal da gestante – se solicitado.