Serasa define rumo de brasileiros com dívidas há mais de 5 anos após decisão do governo

No Brasil, mais de 72 milhões de pessoas estão em situação de inadimplência. Muitos, inclusive, com dívidas que ultrapassam mais de cinco anos. Pensando em regularizar a situação, o Serasa tomou uma medida que deve ajudar os inadimplentes. 

Serasa define rumo de brasileiros com dívidas há mais de 5 anos após decisão do governo
Imagem: FDR

 

Apesar da dívida prescrever após o período de cinco anos, ela não some. O credor apenas não tem mais o direito de solicitar a quitação da dívida por processos judiciais e o nome do devedor deve ser excluído dos cadastros de inadimplentes.

Por isso, o Serasa criou uma oportunidade única para os brasileiros: descontos expressivos para quitar as dívidas. Essa é uma boa opção para os que não conseguiram aproveitar o programa criado pelo Governo Federal, o Desenrola Brasil. 

Entenda a decisão que confirma nome de devedor no Serasa após 5 anos

  • Após o período, a dívida caduca;

  • Isso significa que, depois de cinco anos, a dívida é prescrita; 

  • E o credor não tem mais o direito de solicitar a quitação da dívida por processos judiciais;

  • Isso também resulta na exclusão do nome do devedor dos cadastros de inadimplentes;

  • Ela deixa de constar como negativada no Serasa e não é considerada para o cálculo do seu Score (índice de pontuação de crédito do consumidor);

  • Porém, elas não são extintas na origem e os credores ainda podem efetuar a cobrança dos seus devedores;

  • Segundo a especialista Lila Cunha, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a abordagem durante um caso em que o devedor tinha uma dívida prescrita entrou com uma ação;

  • Ele pediu para que inexigibilidade de débito fosse declarada e solicitou a retirada do seu nome do cadastro do Serasa Limpa Nome;

  • O pedido foi negado. Apesar de sair do cadastro de inadimplentes, o nome continua no Serasa Limpa Nome.

Como limpar o meu nome no Serasa?

  • Entre no aplicativo ou site do Serasa Limpa Nome;

  • Realize o login na plataforma e clique em “soluções”;

  • Selecione a opção “validar meio de pagamento”.

  • Preencha o campo com o código Pix ou boleto recebido;

  • Se o seu código for confiável, você já pode pagar o seu acordo com segurança;

  • Caso o número não seja identificado pelo Validador de Boletos, o Serasa sugere que o usuário verifique os dados antes de realizar o pagamento.

 

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Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).