Adeus ao bolsa família! Governo toma nova decisão que pode dar fim ao benefício

O Bolsa Família é responsável por auxiliar financeiramente diversas famílias brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade social. Porém, para receber o benefício, é necessário cumprir com alguns requisitos. Quando o beneficiário começa a ultrapassar esses limites estabelecidos, o seu tempo no programa pode estar acabando. Entenda quais são os critérios para participar do Bolsa Família.

Adeus ao bolsa família! Governo toma nova decisão que pode dar fim ao benefício
Imagem: FDR

Na maioria das vezes, os inscritos que deixam o programa são aqueles que passam a receber mais da metade de um salário mínimo (atualmente em R$ 1.412). Porém, para não deixar esses brasileiros desamparados, o abono salarial do PIS pode ser um complemento para a renda. Atualmente, o governo Lula está estudando o projeto.

A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o Bolsa Família, confira.

O Bolsa Família vai acabar?

  • Não, o programa não vai acabar!;

  • Porém, existe a possibilidade de muitos brasileiros deixarem o Bolsa Família; 

  • Isso acontece porque existem critérios definidos pelo Governo Federal para fazer parte do programa;

  • E a partir do momento que o beneficiário se insere no mercado de trabalho e passa a receber mais do limite para participar do programa, ele poderá sair do Bolsa Família;

  • Os participantes do Bolsa Família são protegidos pela chamada “regra de permanência“;

  • Então mesmo que eles passem a receber mais do que meio salário mínimo, eles ainda possuem o direito de receber o benefício por mais dois anos;

  • Porém, o Governo Lula já está estudando uma forma de ajudar esses brasileiros que deixarão de ser beneficiários no futuro;

  • A ideia é que eles possam usufruir do abono salarial do PIS, que é oferecido para trabalhadores de instituições privadas, no valor do salário mínimo vigente, uma vez ao ano (de acordo com o mês de aniversário).

Quem pode receber o Bolsa Família?

Existem alguns critérios definidos por lei sobre quem tem direito ao Bolsa Família. Ou seja, existe uma legislação que precisa ser respeitada no momento de aprovar novos grupos. Veja quais são os critérios:

  • Estão inscritos no Cadastro Único, com os dados corretos e atualizados;

  • A renda de cada pessoa da família seja de, no máximo, R$ 218 por mês.

  • O cálculo da renda familiar é feito por meio da soma de rendimentos de todos os membros da família.

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).