Foi confirmado pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) que agentes da assistência social, vinculados ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) comparecerão até a casa dos inscritos no Bolsa Família. O objetivo é fazer pessoalmente a atualização de dados.
Desde janeiro deste ano o MDS já tem alertado a população brasileira que estão sendo realizadas ações de qualificação do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) por meio de visitas domiciliares.
O titular do Bolsa Família não é obrigado a atender o assistente social dentro da sua casa, servir um café ou almoço. Mas, se recusar a responder os questionamentos do profissional, mesmo que na porta de casa, pode trazer como consequência o bloqueio do benefício.
A visita dos funcionários do CRAS não serve para avaliar as condições da sua casa, mas sim atualizar todas as informações que constam no Cadastro Único porque estas estão desatualizadas. Por isso é importante recebê-los.
Quais inscritos no Bolsa Família receberão visita do CRAS?
Não são todos os inscritos no Bolsa Família que receberão a visita de um funcionário do CRAS no seu endereço. Uma norma divulgada para o Cadastro Único prevê que cada município deve realizar ao menos 20% de seus cadastros nos domicílios das famílias.
Todo este processo é chamado de busca ativa e deve ser realizado principalmente para:
- Famílias que estão com os dados do Cadastro Único desatualizado;
- Famílias que atendem aos critérios para receber o Bolsa Família, mas estão fora do Cadastro Único.
O que o funcionário do CRAS quer saber sobre o inscrito no Bolsa Família?
Durante a visita do assistente social, o inscrito no Bolsa Família vai responder algumas perguntas para atualização do CadÚnico, como:
- Quem está fazendo parte da família (mãe? pai? padrasto ou madrasta? tem filhos? quais as idades?);
- Onde estão morando;
- Qual a renda da família;
- Os gastos mensais que possuem;
- De onde está vindo a renda;
- Se as crianças e jovens estão frequentando a escola;
- Se as gestantes estão fazendo o pré-natal;
- Se a pessoa com deficiência recebedora do BPC (Benefício de Prestação Continuada) passou pela perícia médica recentemente.
A partir destes dados é que o sistema do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que gerencia o CadÚnico, consegue reconhecer se aquele grupo ainda atende aos requisitos para continuar recebendo o benefício social.