Em poucos dias a Receita Federal vai finalmente concluir o calendário de pagamentos da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). A consulta para verificar se foi incluso neste depósito começa dia 23, e se não estiver na lista o contribuinte deve tomar providências.
Com os depósitos feitos até aqui, mais de 25 milhões de pessoas já foram beneficiadas com o valor da restituição do IRPF em conta. Por isso, a expectativa é de que neste último lote sejam inclusos, principalmente, quem atrasou a entrega da declaração.
É comum que a maioria dos contribuintes beneficiados no último pagamento sejam pessoas sem prioridade legal. Até porque, os primeiros lotes foram majoritariamente de contribuintes com algum grau de prioridade.
Embora a Receita Federal inclua o público com prioridade em todo novo lote, o percentual de pessoas neste grupo vai caindo porque eles são beneficiados logo no início do calendário.
Consultar pagamento da restituição do IRPF
A consulta ao pagamento da restituição do IRPF 2024 é feita sempre uma semana antes do depósito do dinheiro em conta.
Neste lote o dinheiro vai ser transferido na manhã do dia 30 de setembro. Logo, para verificar se o seu nome está nesta lista, basta seguir o passo a passo a seguir, a partir das 10h de 23 de setembro:
- Acesse o portal do Meu Imposto de Renda;
- Clique em “Consultar minha restituição” e depois “Iniciar”;
- Agora, preencha: número do CPF, data de nascimento e ano de envio do documento;
- Se o pagamento for aprovado, o sistema vai informar a data em que o dinheiro vai cair.
O que fazer se não for incluso no 5º lote da restituição do IRPF?
É importante entender o que é bloqueio e o que é atraso no pagamento da restituição do IRPF.
O atraso pode se dar por conta do envio da declaração que foi tardio, ou porque o contribuinte não tem prioridade legal, e por isso vai sendo “empurrado” para os últimos lotes. Ainda que demorado, há certeza de que receberá neste quinto lote.
O bloqueio, por sua vez, impede que o contribuinte seja restituído até que o erro que trava o pagamento seja corrigido.
Diante disso, são situações que causam o bloqueio:
- Dados bancários incorretos – impedindo o pagamento da restituição na conta certa;
- Inconsistência na declaração – dados cadastrados de forma errada, com erro de digitação ou com valores que não batem com o que foram informados por outros contribuintes;
- Dívidas com a Receita Federal – neste caso, a Receita debita a restituição para pagamento do débito.
No caso da inconsistência de dados o contribuinte entra na malha fina e pode ser preciso enviar uma outra declaração, chamada de declaração retificadora, para conseguir o desbloqueio.