INSS paga valores retroativos para quem acabou de ser aprovado no BPC? Entenda o que acontece

O Benefício de Prestação Continuada – BPC é pago pelo INSS aos idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência. Para recebê-lo é necessário atender aos requisitos. o FDR responde agora uma das principais dúvidas, o pagamento retroativo, entenda melhor.

INSS paga valores retroativos para quem acabou de ser aprovado no BPC?
Entenda o que acontece
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Segundo o próprio governo, em agosto 5.467.595 pessoas recebiam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Mensalmente novos beneficiários são aprovados no programa.

E geralmente surge a dúvida: e os meses anteriores? Vou receber o pagamento retroativo? O FDR vai te ajudar a entender agora.

No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, explica sobre os cortes no BPC anunciados recentemente, veja se você pode ser afetado:

Quem pode receber o BPC?

Antes de entender sobre o pagamento é importante conferir os requisitos para ter acesso ao benefício assistencial:

Vou receber o valor retroativo do BPC?

  • O valor retroativo é aquele relacionado aos meses anteriores, ou seja, aos meses de espera pela aprovação do benefício.
  • Como o BPC é um benefício assistencial e não uma aposentadoria, a sua aprovação precisa ser mais rápida, já que os beneficiários não têm condições financeiras de se manter.
  • Com isso eles têm sim direito ao valor retroativo, que é calculado considerando os seguintes pontos:
  • A quantidade de meses desde a data de solicitação até a aprovação do benefício;
  • O valor mensal corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC);
  • Juros de mora.
  • Para receber esses valores retroativos ele precisará comprovar que já atendida aos requisitos quando fez o requerimento

A especialista do FDR, Lila Cunha, explica melhor sobre esse cálculo dos valores retroativos do INSS, confira.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.