INSS paga valores retroativos para quem acabou de ser aprovado no BPC? Entenda o que acontece

O Benefício de Prestação Continuada – BPC é pago pelo INSS aos idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência. Para recebê-lo é necessário atender aos requisitos. o FDR responde agora uma das principais dúvidas, o pagamento retroativo, entenda melhor.

INSS paga valores retroativos para quem acabou de ser aprovado no BPC?
Entenda o que acontece
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Segundo o próprio governo, em agosto 5.467.595 pessoas recebiam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Mensalmente novos beneficiários são aprovados no programa.

E geralmente surge a dúvida: e os meses anteriores? Vou receber o pagamento retroativo? O FDR vai te ajudar a entender agora.

No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, explica sobre os cortes no BPC anunciados recentemente, veja se você pode ser afetado:

Quem pode receber o BPC?

Antes de entender sobre o pagamento é importante conferir os requisitos para ter acesso ao benefício assistencial:

Vou receber o valor retroativo do BPC?

  • O valor retroativo é aquele relacionado aos meses anteriores, ou seja, aos meses de espera pela aprovação do benefício.
  • Como o BPC é um benefício assistencial e não uma aposentadoria, a sua aprovação precisa ser mais rápida, já que os beneficiários não têm condições financeiras de se manter.
  • Com isso eles têm sim direito ao valor retroativo, que é calculado considerando os seguintes pontos:
  • A quantidade de meses desde a data de solicitação até a aprovação do benefício;
  • O valor mensal corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC);
  • Juros de mora.
  • Para receber esses valores retroativos ele precisará comprovar que já atendida aos requisitos quando fez o requerimento

A especialista do FDR, Lila Cunha, explica melhor sobre esse cálculo dos valores retroativos do INSS, confira.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.