A expectativa pelo resultado do Enem dos concursos é grande entre os candidatos. A data que eles serão divulgados e a nota de corte já podem ser conferidos. Além disso, ainda é possível conferir uma estimativa da pontuação necessária para não ser desclassificado.
O Enem dos concursos segue gerando grande expectativa entre os candidatos que fizeram as provas. Afinal é a oportunidade de se tornar um servidor público federal. A data de publicação do resultado e as notas de corte já pode ser conferidas.
No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França apresenta 8 profissões com salários de R$ 5 mil e sem exigência de faculdade:
Notas de corte do Enem dos concursos
A nota de corte é a menor pontuação que um candidato precisa para ser classificado, lembrando que essa quantia de acertos não garante a aprovação. Ela depende do bloco em que o candidato estava inscrito.
Por exemplo, quem concorreu no Bloco 8 precisa ter, pelo menos 30% de acerto, isso significa acertar 18 das 70 questões. Além disso, não podem zerar a redação do exame.
Já os candidatos dos Blocos de 1 a 7 devem acertar, pelo menos, 40% da prova objetiva, considerando tanto as questões gerais, quanto as específicas. Também não podem zerar a redação.
Para os candidatos dps Blocos de 1 a 7 será adotada a Nota Final Ponderada (NFP), que considera a soma dos seguintes elementos: Nota da prova de conhecimentos gerais+ Nota da prova conhecimentos específicos + Nota da prova de discursiva + Nota da prova de títulos (quando houver).
Quantas redações serão corrigidas no CNU?
Pelas regras apresentadas nos editais, nem todos os candidatos terão a redação corrigida. Inclusive, estar dentro da nota de corte não garante que a produção textual será corrigida pela banca.
Isso porque a Fundação Cesgranrio só vai corrigir até 9 vezes do número de vagas para cada cargo. O que significa que apenas quem estiver dentro dos 10% com melhores notas terão as redações corrigidas.
Uma nova etapa será aplicada em breve, nesta matéria você confere as regras para participar dela.
Gabarito do Concurso Nacional Unificado
O gabarito e os cadernos de questões já foram divulgados pela banca organizadora, eles podem ser acessados pelo site do CPNU.
Quando será divulgado o resultado do CNU?
Segundo o cronograma oficial, o resultado das provas objetivas e discursivas será divulgado no dia 8 de outubro, confira as próximas datas:
- Prazo para entrar com recurso pedindo revisão das notas da prova discursiva – 8 e 9 de outubro
- Envio dos títulos – 9 e 10 de outubro
- Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva e convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos indígenas (exclusivamente aos cargos da Funai) – 17 de outubro
- Prazo para perícia médica (avaliação biopsicossocial) de quem se declarar com deficiência – 17 a 25 de outubro
- Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas – 2 e 3 de novembro
- Resultado preliminar da avaliação de títulos – 4 de novembro
- Prazo para apresentar recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos – 4 e 5 de novembro
- Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência – 13 de novembro
- Prazo para apresentar recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração de candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial de quem se declarar com deficiência – 13 e 14 de novembro
- Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos – 19 de novembro
- Previsão de divulgação dos resultados finais – 21 de novembro
A especialista do FDR, Yasmin Nascimento, traz mais informações sobre o Concurso Nacional Unificado.