Em um esforço para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade, o Governo Federal vai realizar a antecipação do pagamento do Bolsa Família para os beneficiários que residem nas regiões Sul e Norte do país, atingidas por chuvas e pela seca, respectivamente.
A medida tem o objetivo de garantir que essas famílias tenham acesso mais rápido aos recursos, facilitando a recuperação após os períodos de calamidade.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Bolsa Família, confira.
Como funciona a antecipação?
Em municípios que decretaram estado de emergência ou calamidade pública, o calendário de pagamento do Bolsa Família é unificado. Isso significa que todos os beneficiários, independentemente do número de identificação social (NIS), recebem o benefício no primeiro dia de pagamento do mês. Essa medida agiliza o acesso aos recursos e oferece um alívio financeiro imediato às famílias afetadas.
Quais regiões serão beneficiadas?
A antecipação do Bolsa Família tem sido aplicada em diversas regiões do país, principalmente em estados que enfrentaram situações de emergência. Um exemplo recente é o Rio Grande do Sul, onde as fortes chuvas causaram inundações e diversos prejuízos. Em estados como esse, o governo federal tem estendido o período de antecipação por vários meses, garantindo maior segurança financeira às famílias durante o processo de recuperação.
Além disso, diversos municípios dos estados do Amazonas, Acre e Roraima também terão a antecipação do pagamento do Bolsa Família devido às secas e queimadas que vem atingindo a região nas últimas semanas.
Como saber se tenho direito à antecipação?
Para verificar se seu município está incluso no programa de antecipação do Bolsa Família, entre em contato com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo ou ligue para o Disque 121. Os atendentes poderão fornecer informações detalhadas sobre os procedimentos e os prazos para o pagamento.
Calendário Bolsa Família setembro
- NIS final 1: 17 de setembro;
- NIS Final 2: 18 de setembro;
- NIS final 3: 19 de setembro;
- Nis final 4: 20 de setembro;
- NIS final 5: 23 de setembro;
- NIS final 6: 24 de setembro;
- Nis final 7: 25 de setembro;
- NIS final 8: 26 de setembro;
- NIS final 9: 27 de setembro;
- NIS final 0: 30 de setembro.