INSS emite comunicado oficial sobre a contratação de pessoas para pedir o benefício; confira

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem alertado a população sobre a importância de não contratar terceiros para solicitar benefícios previdenciários. Apesar de facilitar o acesso aos serviços, o INSS tem identificado um aumento no número de fraudes envolvendo as solicitações de benefícios, como a pensão por morte.

INSS emite comunicado oficial sobre a contratação de pessoas
para pedir o benefício; confira. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A solicitação de benefícios previdenciários é um direito do cidadão e pode ser feita de forma totalmente gratuita pelo próprio beneficiário ou por um representante legal devidamente constituído. A contratação de terceiros para realizar esse serviço é desnecessária e pode gerar prejuízos financeiros e até mesmo problemas legais.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira. Saiba como conseguir aposentadoria no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

Por que não contratar intermediários?

  • A contratação de um intermediário pode gerar custos adicionais e desnecessários;
  • Há o risco de cair em golpes e ter seus dados pessoais utilizados de forma indevida;
  • A intermediação pode gerar atrasos no processo de análise do pedido;
  • Ao contratar um intermediário, o cidadão perde o controle sobre o processo e pode ter dificuldades em acompanhar o andamento do seu pedido.

Como solicitar benefícios pelo INSS?

O INSS oferece diversas opções para que o cidadão possa solicitar seus benefícios de forma simples e segura:

  • Meu INSS: através do site ou aplicativo, é possível solicitar diversos benefícios, acompanhar o andamento de processos e emitir documentos;
  • Central 135: a central de atendimento telefônico do INSS está disponível para tirar dúvidas e auxiliar na solicitação de benefícios;
  • Agências do INSS: é possível realizar a solicitação de benefícios presencialmente nas agências do INSS, agendando previamente o atendimento.

Fique atento

  • Não forneça seus dados pessoais para desconhecidos: seja cauteloso ao fornecer seus dados pessoais, como CPF, senha e informações bancárias;
  • Desconfie de promessas de agilidade e resultados garantidos: não acredite em promessas de agilização do processo ou de concessão de benefícios de forma rápida e fácil.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.