Aposentadoria ameaçada? Especialistas decretam fim após nova revelação

Um cenário alarmante se desenha para a Previdência Social brasileira. Novas projeções demográficas indicam que o sistema previdenciário, como o conhecemos, está à beira do colapso. A combinação explosiva do envelhecimento acelerado da população e a redução drástica no número de trabalhadores ativos coloca em xeque a sustentabilidade de um sistema que já enfrenta desafios crônicos.

Aposentadoria ameaçada? Especialistas decretam fim
após nova revelação. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A pesquisa, realizada pelo IBGE e analisada por especialistas, mostra dados alarmantes para as próximas décadas. A expectativa de vida crescente, aliada a uma taxa de natalidade cada vez menor, está gerando uma pirâmide etária invertida, com uma base estreita de contribuintes sustentando um topo cada vez mais largo de beneficiários.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre aposentadoria, confira. Saiba as regras para se aposentar em 2024 no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

Projeções

A projeção indica que em 2070 haverá apenas 1,3 trabalhador para cada aposentado, um abismo comparado à proporção atual de quatro para um. Esses números combinados com a informalidade generalizada do mercado de trabalho brasileiro, cria um cenário de instabilidade financeira para o sistema previdenciário.

A informalidade, que abrange milhões de trabalhadores sem carteira assinada, representa um grande desafio para a arrecadação da Previdência. A falta de contribuições regulares desses trabalhadores agrava o déficit do sistema e compromete a sua sustentabilidade a longo prazo.

Reforma

Diante desse cenário, especialistas defendem a necessidade de reformas profundas no sistema previdenciário. Entre as propostas, destacam-se:

  • Ampliação da base de contribuintes: incentivar a formalização do trabalho, especialmente para os trabalhadores autônomos e de aplicativos, é fundamental para aumentar a arrecadação;
  • Ajuste da idade mínima: aumentar gradualmente a idade mínima para aposentadoria, considerando a expectativa de vida crescente, é uma medida que pode garantir a sustentabilidade do sistema;
  • Revisão dos benefícios: é necessário analisar os benefícios especiais e as regras de transição, buscando maior sustentabilidade;
  • Mudança de modelo: alguns especialistas defendem a adoção de um modelo de capitalização individual, em que cada trabalhador teria uma conta individual para sua aposentadoria.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.