IPTU 2025: brasileiros podem transferir créditos de notas fiscais para descontos a partir de HOJE; confira como

Moradores do Rio de Janeiro, preparem seus bolsos! A partir de hoje, os contribuintes do município podem solicitar descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025. A novidade é que esses descontos podem chegar a 100% do valor do imposto e são obtidos através da transferência de créditos acumulados na Nota Carioca.

IPTU 2025: brasileiros podem transferir créditos de notas
fiscais para descontos a partir de HOJE; confira como. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A Prefeitura do Rio criou um sistema que permite aos contribuintes utilizarem os créditos gerados pelas notas fiscais de serviços para abater o valor do IPTU. Para participar, basta acessar o site da Nota Carioca e seguir os passos indicados. É preciso informar o número de inscrição do imóvel, que pode ser encontrado na guia de pagamento do IPTU.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre IPTU, confira.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa física que tenha CPF cadastrado em notas fiscais emitidas a partir de 1º de janeiro de 2022 e que tenha o Imposto Sobre Serviços (ISS) pago pode participar do programa. Os créditos acumulados podem ser utilizados para abater o IPTU de um ou mais imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais, localizados no município do Rio de Janeiro.

  • Os contribuintes têm até o dia 30 de setembro para realizar a transferência dos créditos;
  • É necessário ter, no mínimo, R$ 1 em créditos acumulados para participar do programa;
  • O abatimento pode ser aplicado mesmo em imóveis com débitos do IPTU;
  • Imóveis que possuem apenas a cobrança da Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo não podem ser beneficiados.

Quais são os benefícios?

  • Descontos de até 100% no IPTU: essa é uma oportunidade única para reduzir significativamente o valor do imposto;
  • Facilidade para solicitar: o processo de transferência dos créditos é simples e pode ser feito online;
  • Incentivo ao consumo local: ao emitir notas fiscais, os consumidores contribuem para o desenvolvimento da cidade e ainda podem ser recompensados com descontos no IPTU.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.