Lula confirma novo valor para o reajuste do salário mínimo e brasileiros celebram aumento inédito; veja quando cai

O Governo Federal confirmou um novo valor para o salário mínimo em 2025. O anúncio, feito pelo presidente Lula, traz um reajuste histórico e inédito, superando as expectativas de muitos.

Lula confirma novo valor para o reajuste do salário mínimo e
brasileiros celebram aumento inédito; veja quando cai. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

De acordo com o projeto de lei orçamentária para o próximo ano, enviado ao Congresso Nacional, o salário mínimo terá um valor de R$ 1.509, representando um aumento de 6,87% em relação ao valor atual. Essa valorização é resultado da aplicação da nova regra de correção automática, que considera a inflação e o crescimento da economia.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre salário mínimo, confira.

O que significa esse aumento?

O reajuste do salário mínimo é uma medida importante para garantir a valorização do trabalho e melhorar a renda das famílias brasileiras. Com o aumento, milhões de trabalhadores terão mais poder de compra, impulsionando a economia e gerando mais empregos.

Como foi calculado o novo valor?

O cálculo do novo salário mínimo leva em consideração dois indicadores:

  • O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mede a variação dos preços de uma cesta básica de produtos e serviços. Para 2025, o INPC acumulado até novembro será utilizado como base para o cálculo;
  • O Produto Interno Bruto (PIB) mede a riqueza produzida no país. O crescimento do PIB em 2023 também influencia o valor do salário mínimo.

E por que esse aumento é tão importante?

O aumento do salário mínimo tem um efeito multiplicador na economia. Quando os trabalhadores ganham mais, eles tendem a consumir mais, o que movimenta o comércio e a indústria. Além disso, o aumento do salário mínimo também serve como referência para a negociação de salários em outras categorias profissionais.

O governo ainda pode ajustar o valor final do salário mínimo em 2025, caso a inflação até novembro seja superior à prevista. Essa atualização será feita por meio de uma mensagem modificativa ao Congresso Nacional, no início de dezembro.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.