Durante a comemoração dos seus 25 anos de criação foi anunciado o concurso público do Ministério da Defesa. A seleção deve ter o edital publicado ainda neste ano e oferece 4 mil vagas de emprego. Confira as informações já divulgadas.
Mais uma grande seleção acaba de ser anunciada no país, o concurso do Ministério da Defesa, que vai oferecer mais de 4 mil vagas. A expectativa é de que o edital seja publicado em breve. Enquanto isso não acontece o FDR traz as informações já divulgadas.
Lembrando que essas centenas de vagas serão divididas entre diversos órgãos ligados à defesa brasileira. A partir dessa seleção o Ministério da Defesa pretende criar um quadro próprio de funcionários, inicialmente com 300 contratados.
Com essa iniciativa a Marinha, o Exército e a Aeronáutica não precisarão mais ceder funcionários para atuarem no ministério.
“Teremos um concurso para servidores civis da pasta. O Sistema de Defesa Nacional já desperta o interesse acadêmico de muitos profissionais, de diferentes áreas, há muitos anos. O Ministério da Defesa tem seus méritos por unir civis e militares, com suas visões e experiências distintas, na busca por soluções dos problemas do país. Com a criação da carreira, vamos profissionalizar ainda mais o nosso corpo técnico, trazendo pessoas que passarão a compor o quadro de concursados altamente habilitados para os temas tão específicos que tratamos no dia a dia”, afirmou o ministro da Defesa, José Múcio .
No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França apresenta profissões com bons salários e sem necessidadede faculdade, confira:
Vagas do concurso do Ministério da Defesa
Os cargos ainda não foram divulgados, pois a seleção foi apenas solicitada, deve passar por uma análise e poderá ser aprovada em breve. Até então, segundo o Projeto de Lei Orçamentária de 2025 (PLOA 2025) serão ofertadas oportunidades nos seguintes órgãos:
- Comando da Marinha – 1.084 cargos PGPE
- Hospital das Forças Armadas – 640 cargos PCCHFA e PGPE
- Comando da Aeronáutica – 595 cargos C&T
- Comando do Exército – 476 cargos PGPE Saúde
- Comando do Exército – 304 cargos C&T
- Comando da Marinha – 298 cargos C&T
- Comando da Marinha – 269 cargos PCCTM
- Comando do Exército – 226 cargos PCCTM
- ITA/Comando da Aeronáutica – 95 Mag. Federal e 172 C&T
- Comando do Exército – 169 cargos Mag EBTT
- Comando da Marinha – 101 cargos Mag. Federal
- Comando da Aeronáutica – 40 cargos PGPE
- Comando da Marinha – Caixa de Construções – 33 cargos PGPE
- Administração Central/ Ministério da Defesa – 29 cargos PGPE
- Fund. Osório/ Comando do Exército – 26 cargos de Mag. Federal (EBTT) e 19 PGPE
- Comando do Exército – 14 Cargos Mag. Superior
- Comando da Aeronáutica – 11 cargos PGPE
O concurso Dataprev vai oferecer mais de 200 oportunidades de emprego, clique aqui e confira mais detalhes.
Alistamento Militar Feminino
Na mesma cerimônia também foi assinado o decreto sobre o alistamento militar voluntário feminino. Serão oferecidas, inicialmente, 1.500 vagas, com alistamento previsto de janeiro a junho de 2025, mesmo período do alistamento masculino.
As selecionadas serão incorporadas em uma das organizações militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, a partir de 2026. Para se alistas é necessário estar completando 18 anos em 2025.
Os critérios de seleção serão semelhantes aos dos homens, considerando-se: aspectos físicos, culturais, psicológicos e morais. Atualmente 37 mil mulheres, 10% do quadro total, atuam nas Forças Armadas do Brasil, elas atuam principal na área da saúde e ingressam por meio de concursos públicos.
Vale lembrar que para as mulheres o alistamento é opcional, enquanto para os homens ele é obrigatório.
Para se manter informado sobre os concursos públicos, acompanhe a seção de Concursos da Editoria de Carreiras do FDR.